Central de Cursos do SIEMACO-SP celebra 45 novos formandos na Educação Continuada, com festa no auditório do sindicato

 Central de Cursos do SIEMACO-SP celebra 45 novos formandos na Educação Continuada, com festa no auditório do sindicato

Mais um ano de muito trabalho e estudos na Central de Cursos do SIEMACO São Paulo concluído com sucesso. Na noite da última quinta-feira (26), 45 novos formandos dos polos educacionais gratuitos receberam seus diplomas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) no auditório do sindicato, lotado de parentes que foram dividir esse importante momento de fechamento de um ciclo. O evento teve o professor William Santos como mestre de cerimônia e a professora Débora Souza como organizadora.

O programa de educação continuada do SIEMACO São Paulo é uma parceria com o SEAC (sindicato patronal do Asseio), que também esteve presente no local para prestigiar o momento de celebração. O programa graduou cerca de 750 alunos desde o seu início, que oferece, além dos cursos, material didático de apoio aos estudantes.

“Muito bom ver o sucesso do nosso projeto, mudando a vida dos trabalhadores e das trabalhadoras. Agradeço essa parceria com o SEAC, que é essencial para que continuemos esse trabalho”, disse André Santos Filho, presidente do SIEMACO São Paulo, em seu discurso que abriu a formatura. O sindicalista parabenizou também os profissionais da Central de Cursos pelo empenho e resultado. “Nosso corpo docente e a equipe da Central de Cursos são a base para que tudo isso ocorra. Parabenizo também os guerreiros e guerreiras que resolveram mudar de vida e hoje estão aqui, comemorando a conclusão  dessa importante etapa da vida. E vamos fortalecer esse projeto cada vez mais”, completou.

“Sabemos de casos de pessoas que saíram da condição de analfabetismo, ingressaram na faculdade e hoje têm curso superior concluído. Esse trabalho é extremamente importante, ficamos felizes em participar diretamente dessa mudança de vida de tantas pessoas. E o mercado precisa de funcionários alfabetizados e capacitados”, disse Rui Monteiro, presidente do SEAC. 

Luiz Luzzi, diretor do SEAC, também esteve presente e enalteceu o trabalho em conjunto entre todos os envolvidos. “É uma felicidade estar aqui e ver tanta gente mudando de vida. Essa parceria entre SEAC e SIEMACO sempre rendendo ótimos resultados”, falou.

Para ver todas as fotos da formatura, clique AQUI.

Vamos fortalecer esse projeto cada vez mais – André Santos Filhos (Presidente SIEMACO-SP)

“É um trabalho que preenche uma lacuna social do governo. Precisamos de mais iniciativas deste tipo, nossos trabalhadores e trabalhadoras merecem”, explicou Moacyr Pereira, diretor tesoureiro do SIEMACO-SP e presidente da CONASCON (confederação dos trabalhadores do Asseio e Limpeza). Outro diretor, Elmo Nicácio, se emocionou ao discursar. “Eu sou coletor, apesar de estar diretor sindical, sei da luta de vocês e parabenizo quem foi até o fim, que batalhou por esse diploma. Continuem estudando e busquem novos degraus”. Por fim, Nilson Ferreira fechou o discurso representando a diretoria presente no evento. “Tanta gente mudando de vida e correndo atrás dos seus sonhos. Isso nos dá combustível para continuar nosso trabalho”.

Roberta Butolo, coordenadora da Central de Cursos, acredita que a parceria entre o SIEMACO-SP e o SEAC, com salas de aula em vários locais, é o grande diferencial desse projeto. “Temos várias turmas espalhadas em nossa sede, subsede, metrô, garagens e alojamentos. Isso facilita a vida dos trabalhadores e trabalhadoras que querem voltar a estudar. Mesmo na pandemia, lutamos para manter esses alunos em aula. Ainda temos cursos técnicos e outras formas de ajudar nossas categorias com ensino de qualidade. Mostramos que, com união, é possível mudar a vida das pessoas”.

Além dos discursos dos representantes dos sindicatos, os alunos e alunas tiveram sua vez de falar. A oradora das turmas, Kesia Brilhante Gomes, subiu ao palco para agradecer aos professores e lembrar de todo o esforço dos presentes. “Agradeço aos professores e professoras pela dedicação e persistência. Em meio à uma pandemia, com tantas dificuldades, mas continuamos estudando remotamente. Nos readequamos, fomos atrás, persistimos e o que vemos hoje aqui é o fruto de tudo isso. Obrigado aos professores pela motivação e pelas palavras de apoio. Temos muita gratidão por vocês”, declarou a estudante da subsede Santo Amaro, funcionária do Asseio na empresa Paineiras.

Como paraninfo da turma, e representando o corpo docente da Central de Cursos, o professor João Lucas Muniz subiu ao púlpito para enaltecer o trabalho de todos os presentes. “Eu, que tanto falei que era muito fácil escrever um texto, me peguei debruçado numa folha de papel, pensando no que dizer a vocês”, disse emocionado. Ao falar sobre a conclusão do curso, o professor enalteceu o fim desse ciclo e reforçou a importância de todos os alunos se manterem ativos e buscarem novos sonhos. “Parabéns, vocês venceram uma importante etapa. É o fim de um ciclo, mas que abre novas portas. Vocês estão preparados para uma nova jornada, boa sorte”, concluiu.

Para ver todas as fotos da formatura, clique AQUI.

Polos educacionais em vários locais

O curso é oferecido em módulos, permitindo que o aluno ingresse a partir do seu nível de alfabetização e pode levar de um a três anos, dependendo do estágio inicial. E para facilitar os estudos e reduzir as desistências, a Central de Cursos montou salas de aula na sede do SIEMACO-SP, região central da capital, e em sua subsede, Zona Sul de São Paulo. Os cursos também são oferecidos em várias garagens e alojamentos da Limpeza Urbana e em estações de metrô, facilitando a vida de quem passa o dia no trabalho, mas quer voltar a estudar. 

“O que queremos é dar oportunidade para as pessoas. Queremos que elas progridam. Nosso compromisso vai além dos direitos das categorias, temos uma consciência social. E quando vemos centenas de alunos formados pelo nosso trabalho, isso é gratificante. E a ideia é ampliar e dar ainda mis oportunidades e todos e todas”, finaliza Márcia Adão, Secretária Geral do SIEMACO-SP, setor responsável pela Central de Cursos.

Para ver todas as fotos da formatura, clique AQUI.

* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)

** Fotos: Alexandre de Paulo/SIEMACO-SP