Equipe Previdenciária do SIEMACO-SP aposenta mais um trabalhador da Limpeza Urbana

 Equipe Previdenciária do SIEMACO-SP aposenta mais um trabalhador da Limpeza Urbana

Aline Santos Vieira, Mário Severino da Silva e Márcio Mattos – Foto: Alexandre de Paulo

Mário Severino da Silva, 56 anos, trabalha na empresa Koleta Ambiental, no Jaguaré. Atualmente exerce a função de ajudante, mas tem 37 anos de profissão, a maior parte como coletor. Veio de Pernambuco e se fixou em São Paulo há mais de duas décadas. Filiado ao SIEMACO-SP há mais de 20 anos, Mário é o primeiro trabalhador da categoria Grandes Geradores a se aposentar pelo sindicato.

“Faz três anos que eu venho aqui no sindicato e nesse tempo o INSS dizendo eu estava errado (quanto aos documentos comprobatórios). Vocês correram atrás e corrigiram tudo. O trabalho de vocês é ótimo. Muita gente fica falando besteiras, mas eu acreditei no sindicato e não me arrependo. Vou seguir trabalhando, pois ainda estou novo. Tem gente lá na empresa que também não parou (de trabalhar após a aposentadoria”, disse o novo aposentado.

Mário se aposentou neste mês de junho de 2022 por tempo de serviço. “A gente buscava para ele o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), que é o perfil de insalubridade. Mas este perfil não condiz com a realidade dele lá no pátio, e sim no tempo de coleta na rua”, ressalta Márcio Mattos, responsável pelo Departamento Previdenciário do SIEMACO-SP.

“Eu trabalhei como coletor por muitos anos. Sempre coletando na rua. Estou há pouco tempo no pátio”, lembra Mário.

Pessoa bastante estimada entre os colegas, Mário também foi um dos profissionais da categoria homenageados pelo SIEMACO-SP no Dia da Limpeza (16/05), em Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo.

Entenda o PPP

O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais, resultados de monitoração biológica, como exposição a agentes insalubres, durante todo o período em que exerceu suas atividades na respectiva empresa.

* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)