SIEMACO-SP se reúne com empresas da Limpeza Urbana para lembrá-las que a NR-38 entra em vigor em janeiro de 2024

 SIEMACO-SP se reúne com empresas da Limpeza Urbana para lembrá-las que a NR-38 entra em vigor em janeiro de 2024

Encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira (30), no auditório do SIEMACO-SP – Fotos: Alexandre de Paulo

Nesta segunda-feira (30), o presidente do SIEMACO São Paulo, André Santos Filho, e a diretoria do sindicato se reuniram com representantes das empresas de Limpeza Urbana: Corpus, Ecoss Ambiental, Ecosampa, EcoUrbis, Limpa SP, Locat, Loga e Sustentare. O encontro, realizado no auditório do SIEMACO-SP, teve como pauta a Norma Regulamentadora 38 (NR-38) que trata da segurança e saúde no trabalho nas atividades de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

Além do presidente André Santos Filho, participaram do evento os diretores Moacyr Pereira, Elmo Nicácio (Lagoa), Silvana Souza, Wagner Antonelli (Waguininho), Nilson Ferreira (Kbeça), Maria Silva, Fábio Cruz, Danilo de Jesus e Roberval dos Santos (Soldado). O encontro contou também com a presença do técnico em Segurança do Trabalho do sindicato, Gabriel Amadeu, e do presidente do SIEMACO Ribeirão Preto, João Capana.

Entre outros aspectos da NR-38, foram abordadas questões de pontos de apoio, sinalização de segurança em vias públicas, lavagem de uniformes, regramento de uso da plataforma e uniformização de calçados adequados, seguindo normas específicas de segurança.

A NR-38, que entrará em vigor em 2 de janeiro de 2024, tem como principal objetivo promover a segurança e proteção da saúde dos trabalhadores envolvidos nas atividades de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. As empresas do setor terão que se adequar integralmente às normas estabelecidas pela NR-38, e o prazo final para as adequações está se aproximando rapidamente.

André Santos Filho, presidente do SIEMACO-SP, alertou as empresas presentes sobre a importância de realizar testes com as adequações necessárias o quanto antes: “As empresas que ainda não realizaram testes com as adequações necessárias precisam se organizar e começar a fazer isso o quanto antes, pois no dia 2 de janeiro de 2024 a NR-38 estará valendo e isso não será prorrogado. Desde a assinatura, vocês tiveram um ano para se adequar. E pelo o que conversarmos aqui a maioria das empresas está atrasada com isso”, alertou.

O encontro também teve a participação da advogada responsável pelo departamento jurídico do sindicato patronal (Selur), Ana Paula Caodaglio, acompanhada da supervisora sindical, Carla Santana. Ana Paula reforçou o compromisso do Selur em orientar as empresas quanto às adequações e destacou a importância de aferir e documentar todas as mudanças realizadas. Ela ressaltou que a norma regulamenta questões no âmbito geral para todo o Brasil e que questões pontuais deverão ser discutidas como exceção.

Com a entrada em vigor da NR-38 se aproximando, a colaboração entre o SIEMACO-SP, as empresas de Limpeza Urbana e o Selur se torna essencial para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores e a conformidade com as regulamentações. A norma, que está prestes a ser implementada, reforça o compromisso de garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os profissionais envolvidos na limpeza urbana e no manejo de resíduos sólidos em todo o Brasil.



*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)