Após um mês, empréstimo consignado CLT já alcançou 47 mil trabalhadores, mas exige atenção e responsabilidade

Desde março de 2025, trabalhadores com carteira assinada CLT) podem acessar uma nova modalidade de empréstimo consignado, o chamado Crédito do Trabalhador. Lançado pelo Governo Federal, o programa oferece juros até 40% menores do que os praticados em linhas tradicionais de crédito pessoal. Segundo o Ministério do Trabalho, mais de 47 mil pessoas já contrataram essa modalidade desde o lançamento.
A operação é feita exclusivamente por meio do aplicativo ou site da Carteira de Trabalho Digital, o que reforça a segurança e evita a ação de golpistas. Após autorizar o compartilhamento de dados com os bancos, o trabalhador recebe, em até 24 horas, propostas de empréstimo e pode escolher a mais vantajosa para seu perfil. O desconto das parcelas é feito diretamente na folha de pagamento, com limite de até 35% do salário bruto comprometido.
A contratação pode contar ainda com garantias como o uso de até 10% do saldo do FGTS e 100% da multa rescisória, o que reduz o risco para os bancos e colabora para a redução das taxas de juros. No entanto, é importante lembrar que o empréstimo não é cancelado em caso de demissão. Se o trabalhador for desligado, o valor ainda devido será descontado das verbas rescisórias. Caso esse valor não seja suficiente para quitar a dívida, o saldo remanescente seguirá ativo e deverá ser negociado diretamente com o banco.
O presidente do SIEMACO São Paulo, André Santos Filho, reforça que o trabalhador precisa agir com consciência ao contratar esse tipo de crédito. “Na hora de pegar o dinheiro parece ótimo, mas não é de graça. Vai ser descontado depois, mesmo se a pessoa for mandada embora. É importante pensar bem antes de assumir esse compromisso”, alertou.
Para orientar corretamente os trabalhadores, o coordenador do Departamento Jurídico do SIEMACO-SP, Francisco Júnior, explica que o sindicato está preparado para ajudar. “O nosso setor jurídico está sempre à disposição para tirar dúvidas, inclusive sobre esse novo empréstimo. Por se tratar de uma operação financeira, é sempre bom ter apoio profissional para checar se está tudo certo e evitar qualquer erro que possa prejudicar o trabalhador lá na frente.”
Para solicitar o Crédito do Trabalhador, o trabalhador deve acessar o aplicativo ou site da Carteira de Trabalho Digital, autorizar o compartilhamento de dados com os bancos e aguardar as propostas que chegam em até 24 horas. Após escolher a opção mais vantajosa, a contratação é finalizada diretamente com o banco escolhido. Em caso de dúvidas, o Departamento Jurídico do SIEMACO-SP está à disposição para oferecer atendimento gratuito e seguro aos trabalhadores representados pelo sindicato — Central de Atendimento SIEMACO-SP: (11) 3821-6444 e 5525-5880.