Trabalhadores da limpeza comemoram aposentadoria com apoio do Previdenciário do SIEMACO-SP
 
                                   
      Após décadas de dedicação à Limpeza Urbana e ao Asseio e Conservação, trabalhadores como as irmãs copeiras Maria do Carmo dos Santos Lima e Maria da Conceição Ferreira dos Santos, o gari Geraldo Luiz Calixto e a auxiliar de limpeza Leonilda Januário, conquistaram a aposentadoria com o suporte do Departamento Previdenciário do SIEMACO São Paulo. A trajetória dessas pessoas que atuam nessas categorias reafirma o papel essencial do sindicato na orientação especializada e na defesa dos direitos dos trabalhadores.
A copeira Maria do Carmo dos Santos Lima, de 62 anos, que presta serviço na Casa Civil da prefeitura de São Paulo, enfrentou várias mudanças de empresa ao longo de uma década devido a contratos terceirizados. Atualmente na Total Facility, recebeu sua aposentadoria em setembro deste ano, assim como sua irmã, ambas com orientação do SIEMACO-SP. Maria relembra que houve dificuldades com algumas empresas que não “pagaram direito”, mas que o sindicato foi fundamental na ajuda: “O sindicato me ajudou em todo o processo, principalmente quando surgiram problemas com empresas que não nos pagaram direito.” Sua irmã, Maria da Conceição Ferreira dos Santos, também com 62 anos, atua no gabinete do prefeito, também na copa. As irmãs se qualificaram juntas em vários cursos promovidos pelo sindicato, inclusive o de copa, que segundo elas foram decisivos para a continuidade na profissão e para a união familiar. Maria da Conceição destacou: “Fizemos cursos promovidos pelo sindicato que nos ajudaram a seguir firmes na profissão e a fortalecer nossa união familiar.” Elas revelam que fizeram esses cursos na mesma época, e que Maria do Carmo chegou a contribuir com as despesas para que a irmã pudesse assistir as aulas, pois na ocasião ela estava sem trabalho.
Essa vivência reforça a força coletiva dessas profissionais na prestação de serviços públicos e essenciais, destacando a importância do apoio sindical em todas as etapas da carreira, da qualificação ao acesso à aposentadoria.
Geraldo Luis Calixto, de 65 anos, veio da Paraíba para São Paulo em 1979 e trabalhou como gari por 27 anos, sendo os últimos sete na empresa Locat, sempre atuando na Vila Formosa. Sua aposentadoria saiu este ano, após busca pelo benefício por idade. Ele destaca a importância do sindicato no processo. “Fui muito bem atendido, o sindicato está sempre lutando por melhores condições para a gente”, afirma Geraldo, que também elogia o trabalho do responsável pelo Rh, Vlademir Baptista, que o atendeu.
Leonilda Januário, 62, trabalha há duas décadas na Onet Centro e é sócia do SIEMACO-SP desde 2006. Sua jornada pela aposentadoria começou em 2022 e contou com apoio constante do sindicato. “Estou tentando me aposentar desde 2022 e o Siemaco-SP vem me orientando desde essa época. A aposentadoria saiu em agosto e agora vou trabalhar até o final do ano e depois aproveitar a aposentadoria com a família”, afirma Leonilda, que celebra o novo ciclo conquistado graças à orientação e perseverança.
O Departamento Previdenciário do SIEMACO-SP conta com uma equipe especializada e dedicada, que atua na orientação e condução dos processos de aposentadoria. Fazem parte desse time Flávia Reis, assistente jurídica; Yasmim Anjo, estagiária do programa Jovem Aprendiz; Edvania Ferreira, advogada previdenciária; e Vlademir Baptista, responsável pelo departamento de Recursos Humanos do sindicato, que também auxilia os trabalhadores.
Essas histórias refletem a importância do apoio sindical para garantir direitos e oferecer suporte especializado a trabalhadores essenciais, que mantêm a cidade limpa e organizada enquanto garantem a própria dignidade no momento da aposentadoria.
Por Alexandre de Paulo (MTb 53.112/SP), texto e fotos




 
                               
                                                   