SIEMACO-SP conclui etapa de assembleias e consolida pauta das Áreas Verdes

 SIEMACO-SP conclui etapa de assembleias e consolida pauta das Áreas Verdes

O SIEMACO São Paulo concluiu, nesta sexta-feira (30), a etapa de assembleias com os trabalhadores e trabalhadoras do setor de Áreas Verdes na capital paulista. O ciclo começou no início janeiro e foi encerrado na última quinta-feira (29), com assembleia realizada na sede do sindicato, totalizando 45 assembleias em parques, subprefeituras, viveiros, bases operacionais e locais de trabalho distribuídos por todas as regiões da cidade. O processo garantiu ampla participação da categoria na discussão e deliberação da pauta de reivindicações para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Ao longo do mês, as assembleias passaram por locais como os parques da Juventude, Ibirapuera, Villa-Lobos, Anhanguera, Carmo, Buenos Aires, Aclimação, Augusta, Horto Florestal, Chico Mendes, além de parques lineares, subprefeituras, viveiros municipais, bases operacionais e a sede do sindicato.

Com a conclusão desse período de escuta e organização junto à base, a diretoria do SIEMACO-SP consolida os encaminhamentos aprovados nas assembleias e inicia os trâmites para a mesa de negociação com o SINDVERDE, sindicato que representa as empresas do setor na capital. A data-base da categoria é 1º de março, com todos os direitos que vierem a ser firmados na nova CCT tendo validade retroativa, garantindo que não haja prejuízos durante o período de negociação.

Responsável pelo setor de Áreas Verdes na subsede de Santo Amaro, a diretora Daniela Sousa destacou o trabalho desenvolvido ao longo do mês de janeiro e a importância do diálogo direto com os trabalhadores para a construção da pauta. “Foram semanas intensas de trabalho, com assembleias em diferentes regiões da cidade, ouvindo cada trabalhador e cada trabalhadora. Esse diálogo direto com a base é fundamental, porque é dali que saem as verdadeiras prioridades da categoria e é isso que fortalece a nossa luta”, disse a dirigente.

Na sede do sindicato, a diretora Silvana Souza, responsável pelo setor de Áreas Verdes, reforçou que a organização das assembleias e o investimento em tecnologia ampliaram o alcance do sindicato e a representatividade da categoria. “A organização e o uso da tecnologia permitem que o sindicato chegue a todos os lugares, fortalecendo a representatividade e aproximando ainda mais o SIEMACO-SP dos trabalhadores”, avaliou a diretora.

O presidente do SIEMACO São Paulo, André Santos Filho, afirmou que o sindicato entra na fase de negociação com responsabilidade e foco em avançar nas conquistas da categoria. “Vamos para a mesa de negociação com uma pauta construída coletivamente e com o compromisso de buscar mais direitos, melhores condições de trabalho e mais qualidade de vida para os trabalhadores e trabalhadoras de Áreas Verdes, que cuidam diariamente dos serviços essenciais da cidade de São Paulo”, afirmou o presidente.


por Fábio Lopes (MTb 81800/SP)