Da invisibilidade à valorização: modelo do CECAF impressiona visitantes europeus

Na tarde desta quinta-feira (28), o CECAF – Centro de Treinamento, Capacitação e Formação do Setor de Asseio e Conservação – recebeu a visita de uma comitiva sindical belga, como parte de um intercâmbio internacional voltado à troca de experiências sobre práticas sindicais e políticas de valorização profissional.
A delegação foi formada por Steve Roger A. Rosseel, presidente da Federação de Alimentação e Serviços da CSC; Gaetan Julien Y Stas, secretário-geral da entidade; e Annick de Ruyver, responsável pelas Relações Internacionais das Américas da CSC. Eles foram recepcionados pela secretária-geral do SIEMACO São Paulo, Márcia Adão, e pela coordenadora da instituição, Roberta Butolo.
Durante a visita, os representantes estrangeiros conheceram de perto a estrutura e o funcionamento do centro, que oferece aulas de inglês, informática, alfabetização de jovens e adultos e cursos voltados à qualificação técnica e ao desenvolvimento pessoal de trabalhadores do setor de asseio e conservação. O grupo se mostrou surpreendido com a abrangência e o impacto social do projeto.
“Ouvi de uma trabalhadora um relato emocionante sobre o orgulho de ver seu filho aprendendo inglês e informática graças ao sindicato. Ela destacou o quanto o apoio do sindicato tem sido essencial para a educação da família. Esse tipo de transformação concreta é o que dá sentido ao trabalho sindical”, afirmou Annick de Ruyver.
Márcia Adão destacou que o olhar dos visitantes estrangeiros reforça a relevância da proposta do CECAF. “Eles ficaram impressionados com a estrutura, mas principalmente com o objetivo do centro: promover o crescimento profissional de uma categoria historicamente invisibilizada. A qualificação abre caminhos, dá voz, dá escolhas. É disso que se trata o nosso trabalho”, afirmou.
O CECAF é fruto de uma parceria entre o SIEMACO-SP, o SEAC e a Abralimp. O centro representa uma iniciativa inédita no país ao unir entidades patronais e laborais em prol da qualificação e valorização dos trabalhadores.
Texto e fotos por Fabiano Polayna (MTb 48.458/SP)





