SIEMACO-SP garante reajuste mais cedo, pagamento de retroativos e plano de saúde para trabalhadores do CEAGESP

 SIEMACO-SP garante reajuste mais cedo, pagamento de retroativos e plano de saúde para trabalhadores do CEAGESP

O SIEMACO São Paulo conquistou uma importante vitória para os trabalhadores do CEAGESP neste mês de janeiro. Ao todo, 150 funcionários da empresa Alicerce distribuídos nos três turnos foram beneficiados com a medida. Pela primeira vez, o reajuste salarial será pago já no início do ano, acompanhado do pagamento dos retroativos e da inclusão do plano de saúde do segmento de Limpeza Urbana.

A conquista veio após o SIEMACO-SP corrigir o enquadramento sindical de uma das empresas instaladas no CEAGESP, a Alicerce, que saiu do segmento de Asseio e Conservação e passou a ser enquadrada na Limpeza Urbana, conforme as funções exercidas pelos trabalhadores. No local, os funcionários desenvolvem atividades de buerista, varredor e serviços diversos, todas pertencentes ao segmento da Limpeza Urbana. As outras duas empresas permanecem no Asseio, por terem atividades distintas.

Pelo novo perfil, a data-base oficial continue é setembro, mas antes os trabalhadores só recebiam o reajuste em março do ano seguinte. Agora, o pagamento passou a ser feito em janeiro, reduzindo o atraso e garantindo mais previsibilidade para o início do ano.

Outra novidade é o pagamento dos retroativos referentes ao período de setembro a janeiro, que estão sendo quitados em três parcelas (janeiro, fevereiro e março). Antes, esse pagamento só começava em maio, o que atrasava o impacto real do reajuste. Além disso, os trabalhadores agora passam a ter direito ao plano de saúde do segmento de Limpeza Urbana, ampliando a proteção social da categoria.

Durante o processo, o setor jurídico do SIEMACO São Paulo atuou garantindo segurança técnica ao procedimento. Francisco Júnior, que coordena a equipe jurídica do sindicato, destacou que todo o processo foi cuidadosamente estruturado. “Cada etapa dessa negociação foi construída com embasamento jurídico sólido, justamente para que houvesse segurança e clareza em relação aos direitos envolvidos. O objetivo sempre foi assegurar que essa transição ocorresse de forma correta e que cada trabalhador estivesse protegido no âmbito legal”, afirmou.

Para a diretora do SIEMACO-SP, Maria Silva, que coordena a equipe de órgãos públicos responsável pelo local, o resultado simboliza o efeito concreto do trabalho permanente do sindicato junto às bases, com a participação dos assessores Raphael Araujo e Jefferson Gama nas tratativas e atendimentos. “Essa conquista é fruto de um trabalho contínuo, dialogado e construído lado a lado com os trabalhadores. Quando sindicato e categoria somam forças, existe unidade, existe voz e os resultados aparecem. Nada disso seria possível sem a confiança da base e sem a disposição para construir coletivamente. É essa união que transforma reivindicações em vitórias e garante que os direitos saiam do papel e cheguem, de fato, ao trabalhador”, destacou.

Com os novos valores chegando já em janeiro, acompanhados dos retroativos e da inclusão do plano de saúde, os trabalhadores do CEAGESP iniciam o ano com reconhecimento, melhorias reais e um avanço importante na consolidação de seus direitos.

Por Fábio Lopes – MTb 81800/SP