Com apoio do SIEMACO-SP, trabalhadores da Ceagesp paralisam por atraso nos retroativos
Trabalhadores da empresa Alicerce, que prestam serviços de limpeza urbana na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), realizaram uma paralisação nesta quarta-feira (11) contra o descumprimento de acordo firmado em dezembro do ano passado com o SIEMACO São Paulo.
A equipe de Órgãos Públicos do sindicato, coordenada pela diretora Maria Silva, liderou a ação após a empresa efetivar apenas o convênio médico, ignorando o pagamento retroativo do reajuste salarial de setembro de 2025, dividido em três parcelas a partir de janeiro, junto ao salário mensal e ao PPR (Participação nos Lucros e Resultados).
Acordo inicial e descumprimento
Em dezembro, o SIEMACO-SP havia garantido para cerca de 150 funcionários da Alicerce – enquadrados no segmento de Limpeza Urbana – o reajuste antecipado para janeiro, retroativos em três parcelas (janeiro a março) e o plano de saúde, após correção do enquadramento sindical.
A paralisação ocorreu porque a empresa não pagou a primeira parcela do retroativo, referente ao período de setembro de 2025 a janeiro de 2026, nem incluiu o reajuste de insalubridade e o PPR específico da limpeza urbana, conforme as funções de buerista, varredor e afins.
Assembleia define novo calendário de pagamentos
Em assembleia no local, os trabalhadores aprovaram uma nova proposta da Alicerce: a primeira parcela do retroativo a partir de março, junto ao reajuste de insalubridade e ao PPR por função.
Maria Silva destacou o trabalho contínuo do sindicato junto à base para assegurar direitos, com participação do coordenador de equipe Jefferson Gama e os assessores Raphael Araujo e Rafael Costa.
“Acho que é uma oportunidade para o trabalhador entender a importância do SIEMACO-SP, a presença do sindicato, sempre do lado deles. Foi muito importante essa paralisação de hoje, para mostrar à empresa que a gente sempre vai defender o trabalhador, independentemente de qualquer coisa”, disse a diretora. O setor jurídico do SIEMACO-SP segue atuando para respaldar as negociações, garantindo embasamento legal às conquistas.
Por Alexandre de Paulo (MTb 53112/SP); Fotos: Assessoria de Base/SIEMACO-SP





