Professores do projeto Educação Continuada, da Central de Cursos, visitam a Casa Mário de Andrade

 Professores do projeto Educação Continuada, da Central de Cursos, visitam a Casa Mário de Andrade

Na sexta-feira passada, dia 25 de fevereiro, a Central de Cursos do SIEMACO São Paulo, em parceria com o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo (SEAC), realizou uma atividade educativa com os professores do projeto de Educação Continuada (EJA), os quais visitaram a Casa Mário de Andrade, antiga residência do famoso escritor, que em 2018 torna-se formalmente um museu da Secretaria de Estado da Cultura.

Na visita os professores tiveram acesso aos objetos pessoais do escritor e parte do legado de Mário de Andrade, por intermédio de suas obras.  Esta ação teve como motivação a comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna, conhecida como a “Semana de 1922”, uma manifestação artístico-cultural que apresentou ao Brasil e ao mundo uma nova perspectiva de arte, com uma estética inovadora, influenciada por tendências das vanguardas europeias. O escritor Mário de Andrade foi um dos organizadores e esteve ao lado de grandes personalidades como Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, entre outros.

A Semana de Arte Moderna ocorreu em um momento em que o país passava por diversas modificações sociais, políticas e econômicas. Entre os fatos marcantes pode-se citar o crescimento do capitalismo, a consolidação da república e o crescimento da elite paulista, acostumada com os padrões estéticos europeus mais tradicionais. Esse foi o cenário em que surgiu a manifestação artístico-cultural que mudaria os rumos da arte brasileira.

Os alunos da Educação Continuada (EJA) participarão desta mesma ação educativa, na Casa Mario de Andrade, no próximo dia 17 de março.

* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)