SIEMACO-SP promove força-tarefa para contratação de trabalhadores da limpeza urbana

Mais de 600 pessoas passaram pela sede do SIEMACO São Paulo nesta quarta-feira (6) em busca de uma oportunidade de trabalho na limpeza urbana da capital. A ação foi promovida em parceria com a empresa Terracom, vencedora do lote 2 da concessão pública para serviços de varrição, coleta e apoio operacional na cidade.
Ao todo, a empresa está oferecendo 1.010 vagas, sendo 500 para varredores, 450 para ajudantes, 10 para operadores de máquinas e 50 para coletores de lixo.
O SIEMACO-SP abriu suas portas e cedeu sua estrutura para a realização de todo o processo seletivo. Os candidatos preencheram fichas de inscrição, participaram de entrevistas, passaram por exames médicos e os aprovados já foram encaminhados para a próxima etapa de integração e entrega de uniformes.
“Se estiver tudo certo hoje, a pessoa já sai daqui empregada. Esse é o nosso objetivo, liderado pelo nosso presidente André Santos: garantir que os trabalhadores tenham acesso direto e facilitado às oportunidades”, afirmou o diretor Roberval dos Santos, conhecido como Soldado.
Esperança na fila desde o dia anterior
O primeiro da fila foi Wesley Camargo de Oliveira, de 30 anos. Desempregado há seis meses, ele chegou ao sindicato na tarde de terça-feira, às 15h, e passou a noite no local para garantir sua chance.
“Estou tentando uma vaga de gari, ajudante ou coletor. Moro de aluguel na região de Santana e soube da seleção pelo meu irmão, que trabalha na Sustentare, e por um amigo da Loga. Fui muito bem tratado aqui no sindicato e estou confiante de que vai dar certo”, disse.
A segunda a chegar foi Maria Nilde Conceição Lima, de 52 anos, que tem experiência anterior como auxiliar de limpeza. Ela também passou a noite no local com esperança de conquistar uma vaga de emprego.
“Tem uns oito anos que deixo currículo para trabalhar como gari. Faço bicos atualmente, mas quero muito uma vaga na limpeza urbana. Cheguei ontem às 17h40, indicada por uma colega”, contou.
Estrutura e acolhimento
Para o presidente do SIEMACO-SP, André Santos Filho, a ação reafirma o compromisso do sindicato com os trabalhadores do setor de limpeza urbana.
“Mesmo com as mudanças nas empresas prestadoras de serviço, há muitas vagas de emprego. O que precisa é garantir o acesso digno e organizado a essas oportunidades. O sindicato está aqui também para isso”, declarou.
A operação envolveu uma força-tarefa que mobilizou diversos setores da entidade, como a Diretoria, Assessoria Sindical, Departamento Jurídico, setor de Homologações, Recursos Humanos, Secretaria Geral e Recepção e Portaria. A atuação integrada garantiu que os candidatos fossem atendidos com agilidade, orientação legal e acolhimento.
Por Alexandre de Paulo (MTb 53.112/SP) — reportagem e fotos


















































