Delegação do SIEMACO-SP participa de plenária da UGT-SP em Campinas rumo à II Conferência Nacional do Trabalho
Uma delegação do SIEMACO São Paulo, liderada pelo presidente André Santos Filho e formada pelos diretores Elmo Nicácio, Daniela Sousa, Maria Silva, Andreia Ferreira, Wagner Antonelli, Nilson Ferreira, Fábio Cruz, Danilo de Jesus, Roberval dos Santos e Robson de Souza, participou na manhã desta quinta-feira (13), em Campinas (SP), de uma das mais representativas plenárias da União Geral dos Trabalhadores de São Paulo (UGT-SP). O evento reuniu 317 lideranças sindicais de diversas categorias para preparar a participação da Central na etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho, marcada para ocorrer em 4 de dezembro.
A abertura foi feita pelo presidente da UGT-SP, Amauri Mortágua, que ressaltou a importância da democracia e do interesse público na construção das propostas sindicais: “A UGT-SP ganhou notoriedade e respeito pelo seu caráter democrático e pelo engajamento de seus membros. Sempre que há temas que impactam o mundo do trabalho, os sindicatos se unem para definir seu posicionamento”, apontou Mortágua.
Representando o SIEMACO-SP, André Santos Filho destacou temas cruciais em debate, como a emergência dos empregos verdes — pauta internacional discutida na COP 30 em Manaus — e a crescente preocupação com as apostas esportivas online (“bets”), já reconhecidas como responsáveis por prejuízos à saúde mental e financeira dos trabalhadores brasileiros. “Precisamos debater não apenas inteligência artificial e empregos verdes. Principalmente as bets, que induzem promessas de dinheiro fácil com apoio de influenciadores, mas deixam o trabalhador endividado e sem respaldo psicológico. O setor precisa assumir responsabilidade, pois quem paga o preço é o trabalhador”, alertou Santos Filho.
A mesa de debates foi composta por nomes reconhecidos do movimento sindical, como o ex-ministro Antonio Rogério Magri, Edison Laércio de Oliveira, Ana Stela Alves de Lima, André Santos Filho, Cleonice Caetano Souza, Rogério José Gomes Cardoso, José Ferreira dos Santos, Edson Edgar Batista, Cássia Bufelli, Adílson Carvalho de Lima, Consolação Furegatti e Edna Alves.
Durante sua fala de encerramento, André Santos Filho cobrou mais mobilização das lideranças e a necessidade de superar o discurso, atuando de forma direta junto à base. “2026 está chegando e o sindicalismo precisa acordar. Só com ação concreta e eleição de representantes comprometidos é possível avançar as pautas dos trabalhadores. A missão de defender o trabalhador exige presença real e escuta ativa nos locais de trabalho. O Congresso Nacional precisa de gente nossa para que as discussões não fiquem só no papel”, reforçou.
Com sua participação, o SIEMACO-SP reafirma o compromisso de representar e fortalecer a voz dos trabalhadores das categorias que representa, promovendo debates essenciais para o futuro das relações de trabalho e para a construção de uma agenda sindical renovada e plural.
Ao final do evento, o presidente André Santos Filhos e a diretora Daniela Sousa foram escolhidos para representar o SIEMACO-SP na etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho, marcada para ocorrer em 4 de dezembro.
Por Alexandre de Paulo (MTb 53112/SP), texto e fotos










































