SIEMACO-SP realiza força-tarefa para homologar rescisões de 3.300 trabalhadores da empresa Soluções

 SIEMACO-SP realiza força-tarefa para homologar rescisões de 3.300 trabalhadores da empresa Soluções

O SIEMACO São Paulo mobilizou uma força-tarefa para atender 3.300 trabalhadores demitidos pela empresa Soluções, que perdeu o contrato de prestação de serviços de asseio e conservação das escolas municipais da Prefeitura de São Paulo. Três novas empresas assumiram o contrato e maioria dos trabalhadores já está sendo readmitida por elas.

O processo de homologação realizado no SIEMACO-SP, obrigatório conforme a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, começou na última terça-feira (20) e está sendo realizado exclusivamente na sede do sindicato, inclusive com os trabalhadores que atuam na região da Zona Sul da cidade, normalmente atendidos pela subsede de Santo Amaro. A previsão é atender 300 trabalhadores por dia, durante 11 dias úteis.

Para dar conta da demanda, além do departamento de Homologação, o sindicato mobilizou equipes dos setores de Recursos Humanos, Segurança do Trabalho, Jurídico e Previdenciário, oferecendo um atendimento ágil e esclarecedor aos trabalhadores. A organização interna, desde a recepção até o encaminhamento ao setor responsável, está a cargo da equipe de Esporte, Cultura e Lazer do SIEMACO-SP.

Garantia de direitos e compromisso do sindicato

O presidente do SIEMACO São Paulo, André Santos Filho, destacou a importância da atuação sindical neste momento.

“Nosso compromisso é garantir que nenhum trabalhador saia prejudicado. Por isso, organizamos essa força-tarefa, com toda a nossa estrutura e profissionais preparados, para assegurar que todos recebam corretamente seus direitos e tenham total clareza sobre os valores das verbas rescisórias”, afirmou.

Ele também reforçou a importância do acompanhamento da homologação realizada no sindicato:

“Fazer a homologação no sindicato é uma segurança a mais para o trabalhador. Aqui, nossa equipe verifica se todos os cálculos estão corretos e orienta sobre os próximos passos, como saque do FGTS, seguro-desemprego e demais direitos”, completou.

André Santos Filho, presidente do SIEMACO-SP

Relatos de quem passou pelo atendimento

Entre as trabalhadoras atendidas, está Angeli de Jesus Pereira Castro, 37, agente de higienização que atuava na Emef Humberto Dantas, na Vila Nova Cachoeirinha. Ela elogiou a estrutura montada pelo sindicato.

“Fui muito bem atendida. Todos foram muito educados e prestativos. Me explicaram tudo direitinho. Agora só falta dar entrada no meu FGTS”, contou.

Maria Eduarda Araújo dos Santos, 28, auxiliar de limpeza na Emei Fernando Camargo Soares, no Jaçanã, também esteve na sede do SIEMACO-SP na manhã de sexta-feira (23). Contratada por uma das empresas que assumiram o serviço, ela destacou a organização no atendimento.

“Foi rápido, organizado e eficiente. Nota dez para vocês”, afirmou.

Quem também passou pelo departamento de homologação foi Daiane Rodrigues Bezerra de Sá, 30, encarregada na Emef Maria Aparecida Rodrigues Cintra, que agora trabalha na empresa Works. Sócia do sindicato desde janeiro, ela ressaltou a importância dos serviços oferecidos.

“O atendimento foi excelente, rápido e preciso. Agora aguardo a multa rescisória do FGTS. Pretendo usar os serviços de saúde do sindicato, porque tenho dois filhos precisando de consulta”, disse.

Garantia de direitos

O SIEMACO-SP reforça que acompanhar a homologação no sindicato é fundamental para garantir que todos os direitos dos trabalhadores sejam respeitados, assim como a conferência de cálculo das rescisões, principalmente em situações de encerramento de contratos como esta.

*Por Alexandre de Paulo (MTB — 53112/SP), texto e fotos; com imagens da Assessoria de Base/SIEMACO-SP