Agência Santa Cecília

Funcionários da limpeza elegem cipeiros em duas agências bancárias no Centro de São Paulo

Funcionários e funcionárias da empresa OSESP, que prestam serviços de limpeza em duas agências bancários do Bradesco, no Centro de São Paulo, elegeram seus representantes para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) – gestão 2022/2023. A equipe de Comércio do SIEMACO São Paulo, liderada pelo diretor Elmo Nicácio (Lagoa), foi representada pelo assessor Aparecido Cardoso, o “Cido”, nos dois pleitos.

Na agência Nova Central foram eleitas Lediane P. Ribeiro (titular), com 9 votos, e Maria Cristiane P. Nascimento (suplente), também com 9 votos. Luciano Fernandes Cochi (3º lugar), obteve 5 votos, e Valderice D. Pinto (4º lugar), 4 votos.

Já na eleição dos cipeiros da agência Santa Cecília, Maria Taciana foi eleita titular com 14 votos, e Ana Paula Barbosa, suplente, com 7 votos. Sheila de Souza (3º lugar) obteve 6 votos. A adesão foi total, pois não houve votos nulos ou brancos.

Entenda a CIPA

A CIPA é uma comissão constituída por representantes indicados pelo empregador e pelos trabalhadores, eleitos de forma paritária, e que tem a finalidade de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, preservando a vida e promovendo a saúde do trabalhador.

Os eleitos à CIPA têm mandato de um ano, com número igual de representantes, tanto por parte do empregador quanto dos empregados.

O objetivo da CIPA é observar e relatar as condições de risco no ambiente de trabalho, solicitando medidas para reduzir, neutralizar ou eliminar tais riscos. Sua missão é a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores.

Seu papel mais importante é o de estabelecer relação de diálogo e conscientização, de forma criativa e participativa, entre gerentes e empregados, em relação à forma como os trabalhos são realizados, buscando sempre melhorar as condições, visando a humanização do trabalho. A CIPA é um órgão supra corporativo e independente, não subordinado a nenhuma área da empresa ou funcionário.

* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)