Funcionários da limpeza elegem cipeiros em duas agências bancárias no Centro de São Paulo

 Funcionários da limpeza elegem cipeiros em duas agências bancárias no Centro de São Paulo

Agência Santa Cecília

Funcionários e funcionárias da empresa OSESP, que prestam serviços de limpeza em duas agências bancários do Bradesco, no Centro de São Paulo, elegeram seus representantes para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) – gestão 2022/2023. A equipe de Comércio do SIEMACO São Paulo, liderada pelo diretor Elmo Nicácio (Lagoa), foi representada pelo assessor Aparecido Cardoso, o “Cido”, nos dois pleitos.

Na agência Nova Central foram eleitas Lediane P. Ribeiro (titular), com 9 votos, e Maria Cristiane P. Nascimento (suplente), também com 9 votos. Luciano Fernandes Cochi (3º lugar), obteve 5 votos, e Valderice D. Pinto (4º lugar), 4 votos.

Já na eleição dos cipeiros da agência Santa Cecília, Maria Taciana foi eleita titular com 14 votos, e Ana Paula Barbosa, suplente, com 7 votos. Sheila de Souza (3º lugar) obteve 6 votos. A adesão foi total, pois não houve votos nulos ou brancos.

Entenda a CIPA

A CIPA é uma comissão constituída por representantes indicados pelo empregador e pelos trabalhadores, eleitos de forma paritária, e que tem a finalidade de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, preservando a vida e promovendo a saúde do trabalhador.

Os eleitos à CIPA têm mandato de um ano, com número igual de representantes, tanto por parte do empregador quanto dos empregados.

O objetivo da CIPA é observar e relatar as condições de risco no ambiente de trabalho, solicitando medidas para reduzir, neutralizar ou eliminar tais riscos. Sua missão é a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores.

Seu papel mais importante é o de estabelecer relação de diálogo e conscientização, de forma criativa e participativa, entre gerentes e empregados, em relação à forma como os trabalhos são realizados, buscando sempre melhorar as condições, visando a humanização do trabalho. A CIPA é um órgão supra corporativo e independente, não subordinado a nenhuma área da empresa ou funcionário.

* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)