Quem Somos

SIEMACO-SP

Fundada em 31 de março de 1959 é uma entidade sindical sem fins lucrativos. Sua missão é estudar, coordenar, defender e representar legalmente a categoria profissional perante aos poderes legislativo, executivo e judiciário; autoridades administrativas, entidades privadas e demais segmentos da sociedade. 

Utiliza-se da sigla “SIEMACO-SP” como abreviatura de seu nome completo: SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSEIO E CONSERVAÇÃO E LIMPEZA URBANA DE SÃO PAULO.

O SIEMACO-SP preza pela liberdade, autonomia sindical e a solidariedade profissional.

Da Representatividade

É o sindicato de todos os empregados em empresas de asseio e conservação, limpeza urbana e áreas verdes públicas e privadas. A representatividade está registrada no MTBE, sob o nº 46000.019972/2003-20.

Por direito legal, estão compreendidos “todos os trabalhadores em empresas de asseio e conservação; higiene; limpeza pública urbana; prestação de serviços a terceiros de limpeza e conservação ambiental; limpeza de fossas e caixas d’água; manutenção predial; pintura, restauração e limpeza de fachadas; dedetização; lavagem de carpetes; coleta de lixo domiciliar, industrial, hospitalar, seletiva e de entulhos; serviços em destino final de lixo (usinas de reciclagem, compostagem, incineradores e aterros sanitários); varrição de vias públicas; serviços complementares de limpeza urbana; jardinagem e paisagismo; execução e manutenção de áreas verdes públicas e privadas (poda de árvores, capinação e limpeza de córregos, canais e sistemas de drenagens, pintura de postes e meio fio); prestação de serviços a terceiros de portaria, recepção, copa e administrativo das empresas dos segmentos acima descritos”

Da Base Territorial

Cidade de São Paulo 

Sindicato Cidadão

O SIEMACO-SP entende que a sua ação não se limita aos trabalhadores da categoria, mas é seu dever estender as ações e sempre que possível os benefícios à família trabalhadora. 

O Sindicato-cidadão defende a inserção e viabiliza a inserção social dos trabalhadores, seus dependentes e comunidade, visando à Justiça e Promoção Social.

Representatividade local e internacional

Por acreditar em um sindicalismo solidário, ético e inovador a entidade buscou filiar-se a entidades comprometidas com resolução dos dilemas da classe trabalhadora, por isso juntou forças com a FEMACO – Federação dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação Ambiental, Urbana e Áreas Verdes no Estado de São Paulo, FENASCON – Federação Nacional dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação, Limpeza Urbana, Ambiental e Áreas Verdes, CONASCON – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana, Ambiental e Áreas Verdes, UGT – União Geral dos Trabalhadores e a UNI Global Union –  Sindicato Internacional que representa mais de 20 milhões de trabalhadores de mais de 900 entidades sindicais do setor de serviços no mundo. O SIEMACO-SP não apenas age localmente, sua atuação é global em prol dos trabalhadores.