Mulheres sindicalistas dialogam sobre trabalho e economia
Para analisar a participação feminina no mundo do trabalho e financeiro, a Secretaria de Políticas para as Mulheres, do governo federal, promoveu o no 2º. Encontro com Mulheres Sindicalistas: Diálogos sobre o Mundo do Trabalho – Desafios para a Autonomia Econômica das Mulheres. A secretaria da mulher do Siemaco representou o sindicato durante o encontro, realizado no dia oito de setembro.
“A política de Salário Mínimo e o Rendimento das Mulheres” e “Informalidade: Dilema para o Trabalho das Mulheres” foram os temas das palestras proferidas. O professor Titular do Instituto de Economia da Unicamp, Claudio Salvatori Dedecca, alertou não ser função do salário mínimo regular diretamente todos os níveis de remuneração do mercado de trabalho, mas que ele tem um papel importante na dinâmica da negociação coletiva.
Já a economista e diretora do Dieese, Patricia Pelatieri, ressaltou a diferença das condições nos postos de trabalho ocupados pelos homens e mulheres. Mais uma vez, o salário mínimo é um parâmetro essencial para nortear a homogeneidade salarial entre os trabalhadores de sexo diferente, o que ainda é um desafio.
“A nossa presença foi importante para atualização de um conhecimento tão necessário para multiplicarmos as informações”, nas bases e entre as mulheres, ressaltou Clotilde Monteiro Sene, do Siemaco. Também participaram do evento as assessoras Kamila e Natália.