O desafio de garantir igualdade de oportunidades aos trabalhadores jovens e negros

 O desafio de garantir igualdade de oportunidades aos trabalhadores jovens e negros

Indicados pela UGT nacional, a diretora do Siemaco São Paulo, Daniela Sousa e o diretor do Sintramassas, do Espírito Santo, Gutemberg Evangelista Guedes, respectivamente secretários da juventude ugetista em seus Estados, foram eleitos Secretários da Juventude do Instituto Sindical Interamericano Pela Igualdade Social (Inspir), no dia 11 de novembro. Com um mandato de dois anos, ambos irão somar forças para equalizar condições para os jovens negros no mercado de trabalho e, assim, promover a igualdade na sociedade brasileira.

A ação da secretaria do Insper terá ramificação nacional, já que o Instituto congrega as três mais importantes centrais sindicais do país: CUT, Força Sindical e UGT. O objetivo é gerar debates, buscando soluções concretas para a erradicação de todas as manifestações do racismo, além de ações de proteção aos trabalhadores que vivenciam a desigualdade.  

“Cuidar de um departamento de juventude já é uma responsabilidade imensa, pelas inúmeras demandas, porém cuidar e falar da juventude negra é um privilégio enorme, pois sou jovem, mulher e negra”, afirmou Daniela. Gutemberg completou: “É uma oportunidade de aprendizado e o primeiro desafio é tentar equalizar a grande dificuldade que a juventude negra tem no mercado”.

Eleitos para um mandato de dois anos, a posse oficial acontecerá em janeiro. Sem dúvida, Daniela e Gutemberg terão muito trabalho ao fomentar uma discussão que ultrapassa meio século na história do Brasil e que está longe de ser esgotada em todo o mundo. O Siemaco repudia todas as formas de discriminação, preconceito, assédio e somará forças ao trabalho da Secretaria de Juventude do Inspir.