Trabalho Decente, Vida Decente
O conceito do Trabalho Decente foi debatido durante o curso “Multiplicando Trabalho Decente, Vida Decente com Cooperação Internacional” entre os dias 13 e 17 de janeiro. Convidados pela UGT (União Geral dos Trabalhadores), a segunda turma, formada por sindicalistas vindos da região sudeste e alguns estados brasilerios reuniu-se em Itaboraí, no Rio de Janeiro. A diretora do Siemaco, Daniela Sousa, acompanhada pela assessora sindical, Juliana, participaram do encontro, que abordou o papel dos sindicatos na promoção de uma vida decente, através do trabalho.
Com a participação da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e do Ministério do Trabalho e Emprego as aulas e os debates explicitaram o papel das organizações na luta em defesa da promoção social do trabalhador. Sobretudo, a sua importância, como formadores de opinião, no acompanhamento de tendências e manterem-se atualizados nas causas contemporâneas.
Daniela Sousa salientou que as convenções coletivas são uma das ferramentas que podem ser utilizadas para negociar a promoção de valores do trabalho decente com o patronato. Por exemplo, incluindo temas como a diferença de gênero, igualdade de condições, assédio moral e sexual, menores aprendizes, saúde e segurança.
“Todos nós voltamos mais fortalecidos do curso, aptos para promover o trabalho decente para as nossas categorias”, afirmou a diretora do Siemaco. Lembrou, ainda, que lugar de sindicalistas também é nos conselhos municipais e estaduais, garantindo a difusão do trabalho decente nas demais esferas da sociedade.