Promovendo a criação do hábito do uso do EPI e do ambiente de trabalho seguro
Conscientizar para criar o hábito do uso do EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e ambientes de trabalho seguros. O desafio foi lançado durante o 1º. Círculo de Cultura UGT/Siemaco, realizado em 18 de fevereiro, no auditório do sindicato, em São Paulo. A diretora Karine Karen e o Técnico de Segurança Vanderson reuniram 24 membros da equipe sindical para, juntos, pensarem estratégias que estimulem a prevenção como rotina, visando à saúde e a segurança no trabalho.
Associando o tema “Trabalho seguro, vida completa”, Karine argumentou: “Como sindicalistas, somos formadores de opinião e a ideia principal desse encontro é criar um círculo de prevenção, através da reflexão para soluções coletivas. Uma missão que deve ser compartilhada no trabalho, nas escolas, em casa, nas ruas, expandindo esse círculo inicial e socializando as técnicas necessárias para criar o ato ou condição segura, visando à prevenção da integridade dos trabalhadores”, argumentou Karine, lembrando que o Siemaco São Paulo está empenhado na regulamentação da NR da Limpeza Urbana, ao lado da UGT e sindicatos filiados.
Vanderson detalhou as Normas Regulamentadoras e o também Técnico de Segurança do Trabalho, Gabriel, explicou um pouco sobre as doenças ocupacionais. Também esclareceram dúvidas, mostrando que as ameaças no ambiente do trabalho são muitas e a rotina, infelizmente, gera a impressão de que saber desempenhar as tarefas é o suficiente.
Anualmente, 330 milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho e 160 milhões desenvolvem doenças laborais, em todo o mundo. O Círculo de Cultura, iniciativa realizada em conjunto com o Instituto Paulo Freire, UGT e sindicatos, pretende reverter essa triste realidade, que também incapacita e gera milhares de mortes. Muitas vezes, os acidentes acontecem por excesso de confiança, ambiente inseguro ou falta ou de conhecimento sobre os EPIs.