Construindo o saber para garantir a aplicação do Trabalho Decente
O terceiro módulo do segundo curso “Multiplicando o Trabalho Decente, Vida Decente com Cooperação Internacional” foi realizado entre os dias 17 e 20 de março, na cidade de Cotia, discutindo as cadeias produtivas. A diretora Daniela Souza e a assessora sindical Juliana participaram, representando o Siemaco.
Realizado pela UGT, com a colaboração da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e do Ministério do Trabalho e Emprego, a intenção é multiplicar informações para difundir e fazer valer o direito ao Trabalho Decente. Uma meta do governo brasileiro, ainda longe de ser cumprida.
O Trabalho Decente inclui todas as etapas do desenvolvimento, em atividades que se complementam e tem de ser monitoradas. Resumidamente, o conceito envolve oportunidades de trabalho produtivo e remuneração justa, respeito à saúde e segurança do trabalhador, proteção social, cumprimentos dos direitos trabalhistas e igualdade.
“Os sindicatos precisam se engajar nessa luta replicando as informações e fazendo valer as diretrizes do Trabalho Decente”, enfatiza Daniela. “A cadeia produtiva é fantástica. É preciso conhecer melhor todas as etapas e cobrar que o Trabalho Decente permeie todo o processo”, finalizou.