Siemaco soma à luta da UNACCAN pela prevenção e cura do câncer de mama
Dezoito voluntários, integrantes da 19ª. Turma do Curso de Capacitação em Saúde Mamária da UNACCAM, diplomaram-se nessa segunda (29), em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo. Todos assumiram o compromisso de multiplicar informações, partilhar conhecimento e apoiar pacientes e suas famílias na luta contra o câncer de mama. Entre eles, a assessoria sindical do Siemaco, Andrea Ferreira, que se comprometeu a partilhar com os trabalhadores as lições aprendidas.
Sob a coordenação da presidente da União e Apoio no Combate Ao Câncer de Mama (UNACCAM), Ermantina Ramos, e com o apoio da deputada estadual Leci Brandão (PCdoB), o grupo teve aulas durante quatro meses, totalizando 96 horas-aula. A missão, agora, é Ir a campo e praticar o que foi aprendido.
“Agradeço a Deus e ao Siemaco a oportunidade de integrar esta turma. Se não fosse o sindicato eu não estaria aqui… Hoje eu entendo um pouco mais o que é o câncer, o câncer de mama e quero passar as informações para a categoria, tirando as trabalhadoras da vulnerabilidade”, disse Andrea.
A também formanda Sílvia Helena Arruda resumiu a importância do trabalho realizado pela UNACCAM e multiplicado pelos voluntários: tecendo redes, construindo pontes e abrindo portas. O curso de formação de voluntáiros/mulitplicadores é realizado uma vez por ano e as matrículas para 2016 já estão abertas. Para informações, basta acessar no site da entidade (http://www.unaccam.com.br).
Amor solidário
“Ser voluntário é amar e o trabalho voluntário é doação”, afirmou a deputada Leci Brandão, que foi escolhida como patronese da turma. Ao parabenizar os formandos e à equipe da UNACCAN pelo trabalho realizado, enfatizou:
“São pessoas que têm consciência da importância de se tentar modificar a vida das pessoas, salvar as pessoas, e oferecer, nem que seja num fio tênue, a esperança. O que os voluntários da UNACCAM fazem é mostrar para as pessoas que há possibilidade de transformar, de curar e sobreviver com dignidade. Quando se entende a importância do coletivo há solidariedade e parceria”.
Já a presidente Ermantina (Tininha), tem como lema a rase “Quem procura acha, quem acha cura”. E é justamente buscando a oportunidade da cura do câncer, através da informação que gera prevenção, diagnóstico e tratamento, que ela fundou a entidade e há duas décadas multiplica o saber através do voluntariado. Entidade independente, apartidária e sem fins lucrativos, a UNACCAM conta com muliplicadores em 88 cidades brasileiras.
O Siemaco também participou da solenidade com a performance da musicista Chadya Samia Soares Paconder, que tocou ao violino o Concerto em Là Maior, de Vivaldi. O diretor Elmo Nicácio (Lagoa), acompanhado pela equipe sindical e da formadora da Secretaria da Mulher da UGT, Poliana Duarte,prestigiaram a diplomação.