McDonald’s é alvo de protestos por práticas antissindicais
O Siemaco protestou em frente a uma loja do McDonald’s, na Avenida Paulista, nessa terça-feira (18) contra as irregularidades praticadas pela rede de fast food tanto no Brasil como no mundo. Ao lado de líderes sindicais americanos, além da representação da UGT (União Geral dos Trabalhadores). Na próxima quinta-feira, os sindicalistas irão para Brasília, quando participarão de audiência pública convocada pelo senador Paulo Paim (PT).
Desrespeito às leis trabalhistas, más condições de trabalho e práticas ilegais e antissindicais são algumas dentre as denúncias dos sindicatos contra o McDonald’s. Na última sexta-feira (14), a UGT protocolou uma solicitação de abertura de inquérito civil no Ministério Público de São Paulo. Em todo o mundo, a rede está sendo alvo de protestos por parte de sindicatos de diversas categorias.
Em nota, o presidente da central, Ricardo Patah, acusou a franqueadora da marca no Brasil, a Arcos Dorados, de “exercer controle excessivo sobre os negócios dos franqueados (…) com o objetivo de maximizar seus lucros”. Em resposta, por escrito, o McDonald’s afirmou que cumpre rigorosamente todas as leis do País e colocou-se à disposição da Justiça para esclarecimentos.