Siemaco reverte demissões na Limpeza Urbana, conquista 10% de reajuste salarial e trabalhadores validam negociação em assembleia
Centenas de trabalhadores vindos de todas as regiões de São Paulo compareceram ao chamado do sindicato e participaram da Assembleia realizada nesta quarta (23), na sede do Siemaco. A proposta anunciada pelo presidente Moacyr Pereira foi aclamada e aceita por unanimidade.
A categoria conseguiu reajuste de 10% nos salários e nos benefícios (tíquete refeição e vale alimentação), além de uma série de reivindicações históricas. A categoria estava em estado de greve devido à ameaça de demissões em massa, mas o Siemaco conseguiu reverter à situação.
“Não dá para sentar na mesa com quem está nos apunhalando. Apenas retomamos as negociações após o Selur se comprometer que não haverá demissões. Fizemos valer a pressão do sindicato e as empresas assumiram um Termo de Compromisso pela manutenção dos empregos”, relatou.
Lembrando que o país vive um momento de instabilidade política e econômica, Moacyr considera que um reajuste acima da inflação do período (setembro de 2014 a agosto de 2015) é uma vitória importante. “Entendemos que hoje o melhor caminho para a categoria é fazer o acordo”, aconselhou.
O patronato estava oferecendo reajuste de 9,04% mas o sindicato exigiu no mínimo 9,88% de aumento. A negociação foi longa e difícil, mas o acordo aconteceu com a proposta de 10%, aprovada em assembleia, pelos trabalhadores.