Central de Cursos leva oportunidade de reciclagem profissional para o local de trabalho
Em pleno Dia dos Professores, 15 de outubro, uma classe muito especial foi montada na Universidade Mackenzie, com os líderes da empresa Impacto. Na maioria encarregados, eles assistiram ao treinamento “Liderança e Motivação de Equipes”, ministrado pelo parceiro do Siemaco, professor Valdir Ruiz.
Com 250 funcionários locados na universidade, a Impacto conta com 21 encarregados, dois líderes e três supervisores, além de 11 copeiras e 30 recepcionistas.
O maior desafio, de acordo com a gerente responsável pelo contrato, Roberta de Andrade Ricieri, é o relacionamento humano. “A qualidade da comunicação é fundamental quando se fala em liderança”, afirmou, expicando a razão de ter aceitado o convite feito pela equipe de assessores sindicais Alex e Valdir para oferecer recilcagem para os funcionários.
Foram ministradas duas aulas, com duas horas cada. A primeira delas exclusiva para a equipe da noite, que trabalhou entre as 22 horas da quarta até às seis da quinta-feira, mas fez questão de esperar até às oito horas, motivados com o treinamento. A segunda com a liderança do diurno, que mesmo na sala de aula manteve a organização das equipes nos postos de trabalho.
“A maior dificuldade é conversar e se fazer entender”, ressaltou Benedita das Dores Ferreira, 58 anos, duas décadas na área da limpeza e encarregada há oito. O colega Fernando Bezerra do Silva, 41, tem 17 anos de experiência como encarregado e 22 de limpeza, mas mesmo assim fez questão de aproveitar a oportunidade de reciclagem: a gente vai convivendo e lidando e aprendendo sempre.
Apesar de não ocupar cargos de liderança, Maria da Silva, auxiliar de limpeza há 11 anos (nove de Impacto) estava entre os alunos: quero aprender um pouco mais. A supervisora Gilvanete Araújo Mascarenhas não havia trabalhado à noite, pois estava de atestado, porém fez questão de acordar cedo e participar de uma aula tão especial.
A encarregada Antonia Sabino da Silva, 56, justificou o cansaço ao afirmar sentir “fome e sono”. No final da aula, entretanto, ela que foi promovida há três meses e soma oito anos de empresa, foi taxativa: Adorei o curso!
“O relacionamento e a comunicação fazem a qualidade de um líder”, enfatizou o professor Valdir, contando que durane a aula apresentou ferramentas e técnicas de gestão que promovem a melhor forma para tomada de decisões. ”Quando a equipe não está ok a chefia tem de ir para o operacional. Toda a vez que isso acontece os líderes perdem a visão global da dinâmica do serviço”, alertou.
A coordenadora da Central de Cursos, Roberta Butolo, acompanhou a aula, lembrando que levar a reciclagem profissional “in company” é uma das estratégicas dentre as muitas do Siemaco. Todos os alunos receberam certificados.