Siemaco investe em treinamento para reciclar lideranças
Visando capacitar ainda mais para o trabalho, a equipe do Siemaco participou, no decorrer do mês de outubro, do “Curso de Desenvolvimento de Dirigentes Sindicais – Liderança e Oratória Sindical”. Numa imersão de vivências, quatro turmas reunindo diretores, assessores, técnicos e suporte administrativo conviveram, partilharam conhecimentos e emoções durante vinte horas, distribuídas em três dias consecutivos.
“Muitas vezes, mais importante do que o conteúdo, ou como a gente fala, é como a mensagem é transmitida”, orientou a professora Regina Moreira, no início do curso. Sócia-proprietária do “Repensar Cursos” e formada em musicologia, ela baseia-se na andragogia (método que se orienta pela pedagogia para adultos, criada pelo educador Paulo Freire) e no psicodrama.
Recordando a história do sindicalismo brasileiro, Regina ressaltou a importância dos sindicatos, sua missão e desafios atuais. “É preciso desenvolver as habilidades de liderança, comunicação e negociação”, destacou.
Segundo ela, a “essência” de cada indivíduo exala nele mesmo, mas é preciso aprender a “usar qualidades em benefício próprio” e, para isso, valorizar a história individual. Assim, será mais fácil entender e ajudar o outro.
Explicou que a comunicação não é só oralidade, mas corporal. Razão porque é preciso controlar o próprio corpo e reconhecer os sinais transmitidos pelo interlocutor. Afinal, a comunicação é a principal ferramenta usada pelos sindicalistas e, através dela, o universo dos trabalhadores se transforma, com união e trabalho conjunto.