Experiências compartilhadas aproximam sindicato da equipe administrativa da Inova (Garagem Mooca)
Há 28 anos no Grupo Solvi, a analista de qualidade Angela Luongo estava curiosa. Em sua frente, uma ex-colega de trabalho e agora diretora do Siemaco, Silvana Souza, iria falar sobre o sindicato e o programa “Siemaco em Gestão”. A analista de planejamento Jaqueline Ferreira da Silva, quatro anos de empresa, confessou que jamais poderia imaginar que uma colega se tornaria sindicalista!
“Agora temos oportunidades que não tínhamos antes, pois temos com quem conversar”, argumentou. Fez questão de endossar, em seguida, a competência da diretora, e como era bom reencontrá-la!
Silvana explicou que apesar do foco do trabalho sindical, no passado, ter sido os trabalhadores da base, o Siemaco sempre agiu em prol dos profissionais do apoio administrativo. Concordou que uma interlocutora conhecida e que conta com a confiança de todos ajudará a quebrar barreiras históricas. “Eu trabalhei com vocês e nas empresas Paulitec e Estre e conheço a realidade, os problemas. Sei como ajudá-los”.
Relatou que os gestores das empresas acreditam no sindicato. “Queremos quebrar paradigmas, pois a atuação sindical não acontece apenas em épocas de campanha salarial”. Enumerou, na sequência, as opções de benefícios oferecidos e detalhou as oportunidades de capacitação profissional.
“Precisamos de mais divulgação entre empresa e sindicato”, argumentou a assistente social Juliana Jasponte. Colegas do Departamento Pessoal, Andrea Fagundes confessou que tinha uma “imagem distorcida do Siemaco” enquanto Cleria Cristina Valeriano quer oportunidades para todos: empresa, sindicato e trabalhadores.
Mais do que informações, a técnica de segurança do trabalho, Luciana Laui Maximiniano, decidiu assinar a ficha de filiação. “Eu já estava pensando nisso antes e a palestra apenas reforçou a minha vontade, fazendo da intenção uma atitude.”.
“A nossa atuação é muito mais ampla do que parece. O sindicato não faz só greve, mas participamos da criação de políticas públicas e muito mais”, explicou o também diretor, João Capana.
Finalizando, a assessora sindical Chadya Pacondes de Miranda, que nasceu no ambiente sindical,, testemunhou: tenho veia de sindicalista. Vejo em cada um dos trabalhadores da categoria a minha mãe, que começou na limpeza e hoje é dirigente sindical no Siemaco Curitiba.