Siemaco negocia com o presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez, solução para dos trabalhadores da limpeza abandonados pela Higilimp
Uma comissão sindical formada pelo presidente do Siemaco, Moacyr Pereira, o presidente da Femaco, Roberto Santiago, o diretor sindical João Capana e o assessor André se reuniu na tarde dessa quarta-feira (17) com o presidente e o segundo secretário da Assembleia Legislativa, os deputados estaduais Fernanco Capez e Edmir Chedid, respectivamente. Em pauta, o ressarcimento das perdas salariais dos trabalhadores abandonados pela empresa Higilimp e a empregabilidade da equipe de limpeza da Assembleia.
O Siemaco conseguiu bloquear a fatura de prestação de serviços do mês de janeiro, que seria paga à empresa Higilimp. “Os deputados se comprometeram a estudar juridicamente uma forma legal de repassar a verba para os funcionários”, explicou Moacyr.
Uma cláusula no contrato atual prevê que o pagamento direto aos ex-funcionários apenas seria possível com a aprovação da empresa. Como houve quebra desse contrato, a solução, sugerida pelo sindicato e apoiada pelos deputados, beneficiaria a equipe da limpeza, que não teria de esperar pela Justiça e receberia pelo menos o salário do mês de janeiro de 2016.
A pedido do sindicato, os deputados se comprometeram, ainda, a negociar com a empresa que assumir a contrato de prestação de serviços a viabilidade de manter o mesmo grupo de trabalhadores no posto, garantindo a empregabilidade. Tão logo for definido a sucessora da Higilimp, o Siemaco somará nesse esforço, negociando e colocando o sindicato à disposição para os trâmites de seleção e treinamento, como já vem acontecendo.