A arte transformadora que faz o futuro, hoje!
O sindicato-cidadão tem as ferramentas e competência para atuar dentro das comunidades mais carentes, beneficiando a família trabalhadora e àquelas que vivem em situação de risco, por falta de oportunidades. Para reverter essa situação, a nova ação do Siemaco em Gestão visa promover cultural e socialmente duas comunidades, em parceria com a Ong Aliança de Misericórdia.
No final de março foi lançado oficialmente o projeto Aprenda Música Pintuando, direcionado às crianças de seis a nove anos, moradoras da Comunidade Moinho, próxima à sede do Siemaco. Serão dois encontros semanais, garantindo complementação didática através da musicalização para 40 alunos matriculados nas redes oficiais de ensino, nos períodos da manhã e tarde.
A ação, entretanto, antecedeu à primeira aula. Estimulando o imaginário das crianças, a professora Celina Aparecida Cassimiro Pereira, que oferece reforço escolar a partir da ludoterapia (aprender brincando) criou no imaginário dos seus alunos a boneca Lili. “Gostei muito da iniciativa, pois a música está em todos os lugares. E temos muitos artistas, aqui!”, afirmou.
O encanto aconteceu quando a boneca, desenhada pelas crianças, foi personificada com todos os detalhes pela violinista e assessora sindical, Chadya.“Quem me chamou aqui?”, perguntou Lili, respondendo ao clamor das crianças que gritaram o seu nome.
Na aula inaugural, os alunos aprenderam a escala musical, conheceram o pentagrama (pauta), as claves de sol, fá e dó e improvisaram um coral. Sobretudo que, como disse Lili: a música sai direto do coração da gente!
“Eu quero ser cantora quando crescer para deixar as pessoas felizes”, disse Esmerlada, que adora cantar e constatou: a Lili tem uma voz linda! Victor sonha em aprender a tocar piano. Gustavo e Kauliny foram taxativos: a Lili é “dá hora”. Muito legal.
Idealizadora da ação, a diretora Silvana Souza lembrou que entre os alunos há muitos filhos de trabalhadores das categorias representadas pelo Siemaco. ”Estender um benefício à família trabalhadora é um desafio do Siemaco. Uma ação de inclusão social que não tem preço.”
Nessa primeira fase, o Siemaco atenderá duas comunidades. “ Queremos ir além, garantir oportunidades de aprendizado aos jovens e trabalho para os mais velhos, numa parceria com a Centrais de Cursos e Vagas do Siemaco, além das empresas do segmento da limpeza. Só num primeiro contato, foram identificados 25 auxiliares de limpeza dentre os moradores da Comunidade Moinho.