Praça Marechal vira sala de aula para novos jardineiros
Mais uma turma de alunos da Central de Cursos conclui o curso de jardinagem, ministrado através da parceria firmada pelo Siemaco com o Refatecs. A última aula aconteceu no sábado (18) em plena Praça Marechal Deodoro, mantida pelo sindicato. Lá, os trabalhadores da categoria do Asseio e Conservação, Áreas Verdes e Limpeza Urbana estão representados por estátuas em tamanho natural.
Os futuros jardineiros, que receberão os certificados no dia dois de julho, no auditório do Siemaco, receberam aulas entre os meses de abril a julho. Eles aprenderam a teoria em sala de aula e treinaram a técnica, durante aulas práticas.
O coordenador do Curso, José Manoel Rodrigues, salientou a expectativa para o seguimento do curso, que “permite capacitar mão de obra para os serviços de jardinagem e manutenção, preservando áreas verdes”. Especificamente sobre a aula na praça pública, ele destacou que foi a oportunidade para os alunos interagirem com a comunidade, promoverem o diálogo e disseminarem a educação ambiental, que ele considera urgente para a cidade de São Paulo.
“O grande diferencial do Curso de Jardinagem oferecido pelo sindicato para a primeira turma de 2016, foi à realização de aulas na Praça Marechal Deodoro, no Centro de São Paulo. A educação profissional provou do gosto da liberdade, através da relação com o meio-ambiente e a prática de ensino aberta à interferência de fatores externos: o clima e a participação de moradores do entorno da praça que também queriam aprender como cuidar melhor daquele imenso jardim, destacou Manoel Rodrigues.
“O que poderia ser um “ruído” na comunicação entre professor e alunos do curso, serviu na verdade como lente de aumento sobre a urgência de se enfrentar a degradação de áreas verdes pela poluição, vandalismo e ausência de educação ambiental que vincule a comunidade e sua praça”, finalizou.