Coordenador do eSocial afirma que o sistema será a garantia dos direitos do trabalhador
Parceiro do Siemaco em Gestão, o advogado Fábio João Rodrigues mediou o Fórum Executivo eSocial – Melhores Práticas para a Implantação do Esocial, realizado em 22 de julho, no Hotel Inter-Continental, em São Paulo. Entre os participantes, as trabalhadoras Caroline de Paula Lucas e Gisele Fernandes de Moraes. Elas ganharam os convites em sorteio ao participar do curso sobre o Sistema Homolognet, no Siemaco.
“O eSocial é a garantia dos direitos do trabalhador brasileiro”, afirmou à reportagem do Siemaco, o coordenador do eSocial pelo Ministério do Trabalho e Emprego, José Alberto Maia, após proferir a palestra-magna. Ele anunciou formalmente a prorrogação do prazo obrigatório para a utilização da ferramenta, de setembro próximo para 2018, em data ainda a ser definida.
“Faltam algumas definições, o eSocial não ficou pronto”, justificou. Explicou, depois, que a complexidade do sistema deve-se à construção coletiva.
Para Fábio João Rodrigues, que ao lado de Maia recebeu a diretora do Siemaco, Silvana Souza, o eSocial trará inúmeros benefícios. “Garantirá maiores conhecimento e transparência, além de maior percepção do mundo do trabalho”, afirmou
Encantada em participar do curso, gratuitamente, Caroline não perdeu um só detalhe. Ela sabe que irá utilizar o eSocial e agradeceu ao Siemaco a oportunidade. “Gostei particularmente dos “cases”, pois representantes de empresas que também prestam serviços compartilharam as suas experiências, disse Gisele.