Siemaco colaborará com sugestões para criação de Norma Técnica que regulamentará trabalhos realizados nas posições sentado e em pé
A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou na sexta-feira (5), para consulta pública, a proposta de norma técnica para condições de trabalho nas posturas sentado e em pé para todos os ramos de atividades. O prazo para envio de sugestões e comentários será de 30 dias a contar da data de publicação (05/08/2016).
O SiemacoSP enviará suas considerações para o grupo técnico, que elaborou a proposta. O foco é beneficiar as categorias representadas (Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes) que realizam a maioria das atividades em pé (salvo os cargos administrativos, que também serão abrangidos pela referida norma).
Vale ressaltar que o trabalho executado por longos períodos em pé, como na controladoria de acesso (portaria), é frequente que o profissional permaneça nessa posição ao longo de 12 horas seguidas, parando apenas no horário de almoço. A exposição diária pode acarretar graves consequências na saúde do trabalhador. Por exemplo: lesões na coluna, joelhos ou região lombar, além de tromboses.
A proposta do sindicato visa garantir condições mínimas e mais especificas quanto à melhoria das condições de trabalho nas atividades desempenhadas pelos trabalhadores representados. Atualmente não há legislação específica e detalhada para o assunto.
A norma regulamentadora mais aplicável existe é a NR17 – Ergonomia – não especifica, de forma detalhada, os métodos e procedimentos aplicáveis às diversas atividades. No link abaixo, pode ser visualizado o arquivo com as páginas 52 e 53 do diário oficial contendo o texto para consulta:
https://www.imprensaoficial.com.br/DO/TipoBuscaDO.aspx#05/08/2016