Dia D – Brasil se mobiliza pela Inclusão Profissional e Social das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados pelo INSS
Às garantias legais precisam se somar ações que as coloquem em prática. Justamente o que aconteceu no dia 21 de setembro, quando o país se mobilizou durante a realização do Dia D. Um evento que acontece uma vez por ano, aproximando os empregadores dos candidatos às vagas de emprego.
Apenas na capital paulista, trinta empresas levaram os seus departamentos de Recursos Humanos para o centro da cidade. Foram cadastrados, então, mais de 600 candidatos, entre profissionais com deficiência e reabilitados do INSS.
O Siemaco´e o Seac SP estiveram presente como organizadores. A atuação conjunta entre os sindicatos dos trabalhadores e patronal garantiu as presenças das empresas Alpha Security, Brasanitas, Centro, GRSA, Loga, Monteiro e Paineiras.
Dia de troca e aprendizado
“Foi um dia de aprendizado para todos nós”, enfatizou a diretora Silvana Souza. Ao lado da assessora sindical Chadya, ela trabalhou no cadastro dos candidatos e viveu alguns desafios. Entre eles, a comunicação com os surdos ou mudos.
Para alguns foi difícil chegar ao evento, apesar de o local ser acessível para cadeirantes. Afinal, a sociedade impõe barreiras que esses cidadãos precisam transpor um a um.
“O limite está em nós”, salientou Silvana, explicando que não sabia se comunicar em Libras (a linguagem brasileira de sinais), mas aprendeu várias frases. “Os próprios candidatos nos ensinavam, pacientemente. Ou seja, o limite é imposto por quem não tem deficiência, pois as pessoas com deficiência têm capacidade e habilidades adicionais.
Siemaco na luta pela inclusão
Ressaltando que o Siemaco integra à causa do PcD, inclusive renovando anualmente o Pacto Coletivo pela Empregabilidade, em comum acordo com os sindicatos patronais, a diretora do Siemaco enfatiza que a luta das pessoas com deficiência e reabilitados do INSS também é uma ação sindical. “Precisamos romper as barreiras, pois são profissionais que têm muito a colaborar. Principalmente, nos ensinar”, finalizou.
O Siemaco tem discutido o tema em eventos, realizado mutirões e campanha de contratação através da Central de Cursos e sobretudo apoiando eventos e ações que visam á conscientização e empregabilidade. Afinal, trabalho é um direito de todos.