Setembro verde promove a inclusão da Pessoa com Deficiência (PcD)
Abrindo o mês de setembro, quando se comemora a inclusão social das Pessoas com Deficiência, a Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Federação das APAES do Estado de São Paulo reuniu formadores de opinião para debater o tema da inclusão social das PcDs. Engajado nessa luta, o Siemaco esteve presente.
Foi apresentado o II Balanço Geral do Programa Estadual de Atendimento à Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo e também debatidas questões relacionadas à legislação nacional de inclusão, assistência social, educação, acesso ao trabalho, saúde, justiça e cultura e lazer. A médica fisiatra e secretária estadual, Dra. Linamara Rizzo Battistella, expressou o seu desejo de que durante o mês de setembro seja renovada a esperança. Convidou todos a “caminharem juntos, de mãos dadas, de forma solidária, construindo novos caminhos e mais pontes entre as pessoas.”
Criado há dois anos, no dia 28 de outubro, o Setembro Verde tornou-se referência de conscientização da causa PcD. No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
Representando o Siemaco, a assessora sindical Natália Mary destacou que é preciso aprender a conviver com a diversidade e que as pessoas com deficiência não podem ficar confinadas em suas casas. Estima-se que 40 milhões de brasileiros tenham algum tipo de deficiência física ou intelectual.