Siemaco definirá com os trabalhadores, em assembleia, proposta patronal para a Limpeza Urbana

A negociação foi dura, cansativa, mas o sindicato patronal, o Selur, aos poucos cedeu às pressões da diretoria do sindicato. A proposta de repor o índice inflacionário do período e o aumento de 10% nos benefícios (alimentação e refeição), além de parte dos itens a pauta de reivindicações foi aprovada previamente pelos representantes dos trabalhadores, que lotaram a sala onde o acordo coletivo de trabalho foi negociado nessa sexta-feira, dia 16.
Os avanços sociais dominaram a negociação e repercutiram em ganhos importantes. Entre eles: subsídio de 80% na assistência odontológica; vestiários adequados com chuveiro, sanitários e armários quando a equipe somar pelo menos dez trabalhadores; licença-funeral de três dias em caso de óbito de parentes de primeiro grau que residam fora do Estado de São Paulo entre outros.
As diretorias do Siemaco e do sindicato dos motoristas levarão a proposta patronal aos trabalhadores e juntos definirão se aceitarão ou não fechar a Convenção Coletiva de Trabalho 2016-2017. Caso haja acordo, o documento passará a valer retroativamente a primeiro de setembro, a data-base da categoria.
Confira a íntegra da proposta apresentada pelo sindicato patronal:
1- Reajuste salarial de 9.62% aplicado até o limite de salários de R$ 6.632,00. Para níveis salariais acima deste valor fica garantido o reajuste de 9,62% ou o critério da livre negociação;
2- 10% de reajuste nos benefícios alimentação/refeição;
3- 80% de subsídio no plano odontológico, com pagamento de 20% pelo trabalhador;
4- Licença de três dias em caso de falecimento de parentes de primeiro grau (pais, irmãos ou filhos) que residam foram do Estado de São Paulo, sendo dois garantidos pela CLT e um pela CCT;
5- Uniformes de inverno, mantendo a identidade da empresa;
6- Garantia d acompanhamento de dependente até 12 anos em consulta médica;
7- Vestiários com sanitários, armários e chuveiro quando a equipe somar dez trabalhadores.