Siemaco e sindicato patronal iniciam rodada de negociações para definir acordo coletivo para a categoria da Limpeza Urbana
A diretoria do Siemaco reuniu-se na manhã dessa segunda (5) com a diretoria do Selur, na sede do sindicato patronal, na Avenida Paulista. Foram abertas formalmente, então, as negociações salariais relativas à data-base 2016-/2017 da categoria da Limpeza Urbana.
A pauta de reivindicações definida com os trabalhadores foi entregue pelo sindicato aos empresários, em agosto passado. A atual fase das negociações irá regulamentar o reajuste salarial e benefícios que irão valer retroativamente a partir do primeiro dia útil de setembro.
“Consultamos os trabalhadores e, sempre com os pés no chão e cientes da atual situação, a maioria conseguiu compreender que o mas importante, nesse momento, são os empregos”, afirmou o presidente do Siemaco, Moacyr Pereira. Adiantou que a discussão começa com a reposição da inflação.
“Temos uma inflação recorde nos últimos anos, mas queremos saber o que vocês têm a nos oferecer”, salientou. Argumentou que todos os pontos da pauta de reivindicações foram definidos com os trabalhadores no sindicato, garagens e alojamentos, em encontros iniciados no mês de junho.
Uma comissão de trabalhadores participou da reunião, onde foram levantados temas atuais da conjuntura econômica brasileira e também atualizados tópicos legais de interesse comum. Entre eles a obrigatoriedade do exame toxicológico obrigatório para motoristas da categoria.
Novas rodadas de negociações foram agendadas para os dias 13 e 16 de setembro. O objetivo, garantiu Moacyr, é preservar a empregabilidade, o poder de compra e os direitos adquiridos pelos trabalhadores da categoria da Limpeza Urbana.