Com bom-humor, mesmo os temas mais difíceis como o câncer de mama pode ser discutido
O dia era das trabalhadoras, mas os homens da equipe também foram bem recebidos e fizeram a conversa ficar mais leve, com espontaneidade e bom humor. Durante a palestra “Vamos Falar Sobre Câncer”, ministrada pela diretora Andrea Ferreira, as profissionais da limpeza urbana vestiram a camiseta cor de rosa do Siemaco.
O encontro aconteceu às sete da manhã dessa quinta-feira (27), no Alojamento Perus, da Inova. Mais de 40 pessoas se reuniram para ouvir as informações, numa ação sindical que somou à primeira premiação do projeto “Mosqueteiros da Segurança”, idealizado pelo encarregado Maurício Mano Godoy. Foi ele quem acatou a sugestão do assessor sindical Rogério de levar a palestra para a equipe.
“O nosso objetivo é cuidar de todos vocês”, disse Rogério. Maurício agradeceu a parceria e apoio do Siemaco e convocou todos a “prestarem atenção para entender e assimilar o conteúdo.”
Elogiando a iniciativa do Siemaco de levar informação para o trabalhador, o supervisor Sérgio Toyota ressaltou a importância da saúde no ambiente de trabalho. “Se um colega adoece é ruim para todos. Então, todo o apoio é bem-vindo e se vem do sindicato, melhor ainda”, afirmou.
Caçadores de nódulos
“Manter a saúde também é uma questão de segurança”, afirmou Andrea convidando os trabalhadores a se tornarem “caçadores de nódulos”. Durante a palestra, ela explicou e ensinou a fazer o autoconhecimento, que leva ao diagnóstico precoce que permite o tratamento e a cura do câncer de mama.
“O sindicato cuida não apenas da saúde do trabalhador, mas de toda a família”, ressaltou. Lembrou a importância da parceria com a Unaccam -União e Apoio ao Combate ao Câncer de Mama- e se comprometeu a voltar em novembro, para falar aos homens da categoria. “Conheçam os seus corpos e em caso de alterações, procure ajuda médica.”, orientou.
Tímidas inicialmente, as mulheres se soltaram e, aos poucos, fizeram perguntas e depoimentos pessoais. O encarregado Maurício, inclusive, contou que a mãe sucumbiu ao câncer de bexiga, em decorrência do histórico familiar e hábito de fumar.
Os colegas Alex (Madruga) e Márcio, respectivamente auxiliar de serviços diversos e motorista. tiraram gargalhadas do grupo ao simularem o autoconhecimento, individual e em dupla. Afinal, o bom-humor e o otimismo são essenciais na terapêutica no combate ao câncer.
Toda suspeita vale ser investigada
A auxiliar de serviços diversos Antonia, 53 anos, é conhecida como Bebê pelo colegas. Vaidosa e sempre receptiva, ela contou que já identificou um nódulo no seio, buscou orientação médica, mas felizmente não era nada. “Toda informação é importante”, enfatizou.
O pai da varredora Márcia, 45, faleceu em consequência de um câncer na garganta. “Eu cuidei dele por dez anos”, contou, garantindo que aprendeu muito durante a palestra.