Mudar pode ser o melhor rumo a tomar
O dia começou bem para um grupo de vinte profissionais das áreas de gestão do Grupo Solvi, nessa segunda (17). Todos participaram do curso “Quem muda pode errar, mas quem não muda já errou”, ministrado pela consultora Madalena Marques e promovido pelo Siemaco.
O tema, instigante, não poderia ser mais oportuno e chamou atenção dos participantes, que foram muito participativos. Da equipe do CSC da Solvi, Guilherme Trivelato Lúcio, saiu da sala com as lições aprendidas. “Estou vivendo uma fase de avaliação pessoal e profissional e já defini o meu próximo foco, graças ao curso de hoje”, contou lembrando tratar-se do segundo curso promovido pelo sindicato de que ele participou.
Carina Rodrigues dos Santos, auxiliar de DP, participou pela primeira vez, indicada pela chefia e aprovou a iniciativa.. “Foi maravilhoso. Dinâmico, aberto, a instrutora é muito clara e o material didático muito bom”, enumerou. Ela enfatizou que o curso “abre a mente e ajuda o profissional a sair da zona de conforto”. Daniela Gomes Avelino disse que iria sugerir para o seu gestor que os coordenadores e chefias participem do curso, que ela considerou muito bom.
Temas polêmicos
Psicóloga e coach, Madalena é especialista em pessoas e sabe abordar como ninguém temas que todos vivenciamos, porém nem sempre sabemos lidar. Entre eles: o medo de errar, de ser julgado, de mudar. Segundo ela, no ambiente laboral e na vida pessoal é preciso conhecer os próprios defeitos e qualidades e identificar o que podemos mudar para melhorar a performance e reconhecimento.
Dentre os aspectos nocivos que precisam ser alterados, as reações impulsivas e o hábito da fofoca. “A fofoca rouba o nosso tempo e a nossa energia”, aconselhou. Já as mudanças comportamentais, por menores que sejam, podem ajudar a melhorar a imagem e desempenho. “Estamos rodeados de professores. Inspirem-se em pessoas (colegas) que vocês admiram”, aconselhou.