Siemaco leva atenção médica ao alojamento da Soma, visando à saúde da mama
Vinte e duas trabalhadoras da Limpeza Urbana, funcionárias da empresa Soma, receberam atenção médica em pleno local de trabalho: o Alojamento São Miguel/Ermelino Matarazzo, na Zona Leste de São Paulo. A ação sindical aconteceu na manhã de quinta-feira, dia 29 de setembro.
Acompanhada pela diretora Andrea Ferreira, a médica Ana Elisa Duarte Carvalho atendeu às pacientes num consultório montado especialmente. Na ocasião, foram prescritos quatro exames de ultrassonografia e seis mamografias, tudo gratuitamente.
A ação sindical faz parte de um trabalho maior, que visa à manutenção da saúde das mamas através da informação. Desde o início do ano Andrea visita os locais de trabalho palestrando sobre câncer de mama e a importância do autoconhecimento e do diagnóstico precoce.
Através da consulta, a clínica geral realizou a anaminese e o toque das mamas. Ela orientou todas as trabalhadoras e prescreveu um exame para confirmação diagnóstica em dez pacientes.
“Foi tudo tranquilo muito tranquilo. Além de pesquisar as mamas, a médica alertou para o perigo de câncer de pele, orientando as trabalhadoras a usarem filtro solar. Isso porque ela identificou que muitas delas têm a pele muito queimada, devido à exposição ao sol durante o trabalho nas ruas”, contou Andrea. As mulheres receberam muito bem a presença da médica e do sindicato.
“A mulher trabalhadora só vai ao médico quando não está conseguindo se carregar”, enfatizou a diretora. A ideia de levar um profissional de saúde até o local de trabalho é para facilitar a vida das mulheres da categoria, que não têm tempo para cuidar delas mesmas. “Elas cuidam do marido, filhos, parentes, mas não olham para si mesmas”, completou a diretora.