Central de Vagas do Siemaco é o porto-seguro dos candidatos em busco de um emprego
Mais de 50 trabalhadores estiveram no sindicato, na manhã dessa sexta (11), participando do processo seletivo realizado pela empresa ATS Terceirização em parceria com o Siemaco. Quase dois candidatos por vagas oferecidas, nas áreas da limpeza. Cada um com uma história, buscando alternativas para o desemprego. A a maioria mulheres, que são arrimo de família.
Maria Avelina Pereira Viana procura emprego há um ano, desde que a empresa onde ela trabalhava perdeu o posto. “Eu trabalho desde que me conheço por gente”, desabafou dizendo que está no vermelho, com dificuldades de pagar as contas e sustentar a família. Ela completou 54 anos na véspera e espera o melhor presente de aniversário: um emprego! Também quer “entrar no ano-novo com o pé direito”.
Solange Torquato não conseguiu recolocação desde que a empresa Higilimp abandonou os funcionários no carnaval passado, mas está estou com processo contra a empresa, com a ajuda do Siemaco. Aos 48 anos, ela tem duas filhas adolescentes, que cria sozinha. Situação semelhante vivencia Vera Lúcia Chagas dos Reis, que também está desempregada desde que a empresa que trabalhava perdeu o contrato e está vivendo de bicos.
A limpeza e a Central de Vagas do Siemaco é o último recurso de muitos trabalhadores. Diariamente eles recorrem ao sindicato, são cadastrados no serviço e convocados sempre que surge uma oportunidade de emprego.
Para Cecília Leite Arruda, 31 anos, o emprego coroaria uma nova vida. “Eu vou me casar no início do ano e gostaria de começar vida nova empregada”, afirmo. Originalmente trabalhando em cozinha, ela, que é eletricista formada, recorreu à limpeza há um ano e também foi zeladora de escola. “Quero fazer os cursos de NR 10 e NR 34 para trabalhar na minha área, no futuro”.
O coordenador de Recursos Humanos da ATS, Felipe Schmitutz recebeu os candidatos no sindicato. Após o processo seletivo, ele orientou os trabalhadores a aguardarem a resposta da empresa no início da próxima semana.