Sindicato difunde conceitos de sustentabilidade no lar aos trabalhadores da Soluções
Convidado para somar às ações desenvolvidas durante a Sipat – Semana Interna de Prevenção de Acidentes – da empresa soluções, o Siemaco debateu com os trabalhadores ações individuais que geram benefícios à coletividade. A ideia foi mostrar o que o indivíduo pode fazer, em casa, e que repercute positivamente na vida do planeta.
Nunca ação sindical desenvolvida pelos diretores Maria Silva e Elmo Nicácio (Lagoa), voltada para os auxiliares de limpeza locados na Estação São Bento, do Metrô, as atividades contaram com o apoio da atendente jurídica Junia. “O tema foi oportuno, pois a empresa está em processo de certificação ISO 14001 (padrão internacional para sistemas de gestão ambiental!, contou Maria.
Lagoa apresentou a equipe sindical, contando que os três são trabalhadores da limpeza e que hoje representam a categoria no sindicato. Junia conduziu a palestra sobre Sustentabilidade e a dinâmica que envolveu os profissionais, que estavam acompanhados pelos técnicos de segurança do trabalho – Patrícia e Renato.
Pequenos gestos que preservam a vida no planeta
Responsável pelo projeto Sustentabilidade, que está sendo aplicado no Siemaco, os sindicalistas, mais do que repassar informações, pretenderam a troca de experiências. Houve muita interação, quando os trabalhadores partilharam ações que realizam na rotina doméstica. Por exemplo: reutilizar a água da máquina de lavar para a limpeza; desligar os aparelhos elétricos e eletrônicos da tomada quando não estão sendo usados para economizar energia e até mesmo juntar os restos de sabonete e compacta-los para utilizá-los até o final.
Júnia, que é formada em gestão ambiental, alertou para o consumo consciente, explicando o conceito de sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. “Será que eu preciso mesmo comprar isso? Eu posso usar um objeto que seria jogado fora com outra função? Eu separo os resíduos que podem ser reciclados dos orgânicos?” , questionou, lembrando que “coisas simples fazem muita diferença.”
Durante a dinâmica, realizada com bexigas, o grupo compreendeu que se cada um fizer a sua parte ninguém será sobrecarregado. Afinal, é preciso mudar os hábitos, pois cada um de nós é responsável pelas suas atitudes. O mundo agradece.