Warning: preg_match(): Allocation of JIT memory failed, PCRE JIT will be disabled. This is likely caused by security restrictions. Either grant PHP permission to allocate executable memory, or set pcre.jit=0 in /home/siemacocom/public_html/wp-includes/load.php on line 43 Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/siemacocom/public_html/wp-includes/load.php:43) in /home/siemacocom/public_html/wp-content/themes/digiqole/functions.php on line 394 Warning: session_start(): Session cannot be started after headers have already been sent in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/includes/hooks.php on line 259 O trabalhador merece respeito, inclusive durante aviso-prévio – SIEMACO São Paulo

O trabalhador merece respeito, inclusive durante aviso-prévio

 O trabalhador merece respeito, inclusive durante aviso-prévio

O sindicato recebeu a denúncia e foi apurar. Funcionários da Liderança estavam sofrendo com a falta de respeito enquanto cumprem o aviso prévio. Isso porque as instalações da sede administrativa em São Paulo (a matriz fica em Santa Catarina) não tem espaço físico o bastante para comportar os trabalhadores. Além disso, foram feitas denúncias de assédio moral.

A equipe sindical formada pelos diretores Elmo Nicácio (Lagoa), Roberto Bispo e os assessores Fábio Toledo e Sérgio foram recebidos na manhã de segunda (9) pela gerente Giovana, o gestor do contrato Dalino, e o representante do Departamento Jurídico, Fábio. Eles alegaram desconhecer o problema e se prontificaram em resolver o impasse. O sindicato enviou ofício formalizando as denúncias e cobrando soluções.

Entendendo o impasse

Em consequência do fechamento de agências do Banco do Brasil, pelo governo federal, a Liderança perdeu vários contratos de prestação de serviços terceirizados em asseio e conservação. Sem informar os números reais, a empresa está oficializando as rescisões de contrato gradativamente.

O questão principal é que os trabalhadores têm de cumprir o aviso prévio na empresa, que não tem espaço físico suficiente e instalações adequadas para garantir o conforto mínimo aos que esperam. Muitos têm de ficar na rua ou passar horas sem ter atividades, de forma improvisada e desconfortável. Inclusive gestantes.

O relacionamento com os colegas locados na sede administrativa também tem sido difícil. Há denúncias de desrespeito e assédio moral. Em resposta às trabalhadoras que participaram da reunião, ao lado do sindicato, a empresa garantiu que irá investigar, pois não admite maus tratos.

“É obrigação da empresa receber bem os seus funcionários, alojando-os adequadamente e garantindo acesso ao refeitório e banheiros”, argumentou Lagoa. Exigiu medidas protetivas.

Giovana salientou que a Liderança está tentando absorver os funcionários, mantendo-os em seu quadro de empregados e realocando-os na medida do possível. Apesar do espaço físico reduzido, se comprometeu a encontrar uma solução para a estadia temporária dos colaboradores. O que pode ser agravado, já que os comunicados de dispensa continuarão no decorrer da semana.

Os gestores se comprometeram ainda de passar ao sindicato os números reais de trabalhadores que estão sendo dispensados. Além disso, garantiram que as denúncias de assédio moral serão investigadas.

Desrespeito é desumano

“Não é porque eu fui mandada embora que eu posso ser destratada”, denunciou Elisângela Vieira Gonzalves. Aos 43 anos, ele trabalha na limpeza há quase três anos. Alegando que foi chamada de “vagabunda” e nomes de baixo calão por colegas que estão na ativa enquanto cumpre o aviso.

Miriam de Oliveria Ferreira, 50  e três anos e meio na limpeza, confirmou as denúncia. “O sindicato está aqui para nos defender”, afirmou. Segundo ela, o trabalhador não tem voz, mas “o Siemaco fala por nós.”

O que é o aviso prévio:

A comunicação de rescisão do contrato de trabalho por uma das partes envolvidas, seja o empregador ou o empregado, que decide extingui-lo com a antecedência determinada por lei. Mesmo sem cumprir as atividades que a função determina, o funcionário mantém-se á disposição da empresa e precisa bater cartão e cumprir a jornada diária de trabalho. 

Warning: session_start(): Session cannot be started after headers have already been sent in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 13 Warning: Undefined variable $_SESSION in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 24 Warning: session_start(): Session cannot be started after headers have already been sent in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 13 Warning: Undefined variable $_SESSION in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 24 Warning: session_start(): Session cannot be started after headers have already been sent in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 13