Warning: preg_match(): Allocation of JIT memory failed, PCRE JIT will be disabled. This is likely caused by security restrictions. Either grant PHP permission to allocate executable memory, or set pcre.jit=0 in /home/siemacocom/public_html/wp-includes/load.php on line 43 Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/siemacocom/public_html/wp-includes/load.php:43) in /home/siemacocom/public_html/wp-content/themes/digiqole/functions.php on line 394 Warning: session_start(): Session cannot be started after headers have already been sent in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/includes/hooks.php on line 259 Capacitando jovens para a realização pessoal e profissional – SIEMACO São Paulo

Capacitando jovens para a realização pessoal e profissional

 Capacitando jovens para a realização pessoal e profissional

GzT20581.JPG Cultivando conquistas, Siemaco, en gestão, co-parceria com projeto neemias

Ampliando o tripé de ações sociais, o Siemaco em Gestão lançou, na segunda-feira (6), o programa “Cultivando Conquistas”. Após focar crianças e famílias, ações que continuam no decorrer de 2017, a nova atividade do sindicato-cidadão está voltada aos jovens na faixa etária entre 14 e 17 anos.

O piloto acontece numa parceria com o Centro de Capacitação Para a Vida – Projeto Neemias, que assiste à população em situação de vulnerabilidade nas regiões do Jaraguá, Pirituba e Parque São Domingos. Ao todo serão dez encontros, realizados nas noites de segunda-feira, no Cedesp (Centro de Produção e Desenvolvimento para Adultos e Crianças), localizado em Pirituba.

Complementando a grade de cursos oferecidos pela Ong (Organização Não Governamental) vinculada à Igreja Comunhão Cristã do Jaraguá, o Siemaco em Gestão oferecerá direcionamento, a partir das técnicas do coaching, visando à inserção de Jovens que Aprendizes e Cidadãos no mercado de trabalho.

 Compromisso social

“Sempre atento às necessidades das famílias dos trabalhadores das categorias representadas, o Siemaco está investindo na orientação aos jovens, oferecendo ferramentas para que eles possam optar, de forma consciente, qual o melhor caminho profissional a seguir”, adiantou a diretora Silvana Souza. “Pretendemos, em parceria com o Projeto Neemias, abrir novos horizontes para o futuro trabalhador.”

Caberá à coach de carreiras, Aline Morais, que tem ampla experiência em gestão de Recursos Humamos, capacitar os jovens. O objetivo é instrumentalizá-los para o mundo laboral a partir das análises dos perfis pessoais, competências e mercado. Ou seja, o autoconhecimento e o conhecimento do mercado formal de trabalho.

“Queremos inserir e fixar os jovens no mercado, preparando-os não apenas profissionalmente, mas pessoalmente, tornando possível  a conquista dos sonhos”. A meta é que após os dez encontros/aula eles tenham um foco definido de seus objetivos e estejam capacitados para ir conquistá-los.

Na primeira aula, Aline ensinou como elaborar um currículo adequado. Mostrou, ainda, que muitos dentre os jovens já têm competências e até experiências, mesmo na informalidade. Por exemplo, um trabalho familiar, um bico ou uma ação voluntaria, que são experiências que têm valor na hora de uma entrevista de emprego.

Para Aline, o caminho para o sucesso profissional vai muito além do financeiro e o sucesso requer capacitação. “Vamos orientar como seguir e trilhar juntos o início desse caminho”, justificou.

Missão que se sonha –e realiza –junto se transforma em realidade

Em 2013, Maria Angélica Cabral de Alencar, esposa do pastor Oséias de Alencar, criou o Centro de Capacitação Para a Vida –Projeto Neemias, onde são realizadas oferecidos cursos semestrais nas diversas áreas de atuação profissional, de cabeleireiro à administração. Além dos 30 jovens assistidos em parceria com o Siemaco, dezenas de alunos (jovens e adultos) recebem formação, orientação e alimentação.

“Ela é cérebro pensante de tudo isso”, define o regilioso, salientando que a ação missionária é destinada para pessoas em situação de vulnerabilidade. Ou seja, qualquer indivíduo que esteja passando por algum problema – abandono, abuso, vício, doença, desemprego entre outros. Todos recebem o apoio imprescindível que gera a mudança de atitude pessoal, a inserção pessoal e ascensão profissional.

A Ong, fundada há 15 anos, assiste centenas de pessoas, em diferentes regiões da capital paulista. Os Centros de Acolhida desenvolvem ações direcionadas para crianças, jovens, adultos e pessoas e moradores de ruas, através de convênios com a prefeitura municipal (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social). O pastor, que se formou em engenharia especialmente para viabilizar os projetos – profissional e economicamente-, pondera que as atividades sociais e missionárias são complementares, porém independentes.

O casal acredita que a formação de parcerias são fundamentais para ampliar as ações sociais desenvolvidas. Tanto Angelica quanto Oséias ressaltaram que o Siemaco veio ampliar ainda mais as possibilidades dos jovens assistidos. O técnico responsável pelo projeto CEDESP/Neemias, Douglas Alves, resumiu a chegada do sindicato: foi um presente!

O futuro é agora

No início, tímidos, como todos os alunos frente a um novo professor, em minutos a turma se abriu com Aline. Foram muitas as perguntas e mesmo aqueles que ficaram calados puderam absorver as respostas.

“Parei de perguntar porque estava questionando demais”, disse Samara Pereira, 20 anos, que trabalha como auxiliar de limpeza. Ela migrou da Bahia há quase um ano com o companheiro e colega de profissão. “Eu não queria mais dar despesas para a tia que me criou”, contou. Articulada, ela estudava em escola particular e até ganhava algum dinheiro dando aulas de reforço. Em São Paulo vive uma realidade diferente, apostando num futuro melhor.

Thiago Vinícius, 16 anos, assim como os colegas Kauane Araújo Santos e Sabrina Dutra Miguel. busca complementação através do curso de auxiliar administrativo. “Eu estudo aqui na rua, via a placa oferecendo os cursos e me matriculei, contou Kauane.

Eles assumiram a dupla jornada e após as aulas no Ensino Médio, frequentam os cursos noturnos ministrados entre as 19 e 21h45min, de segunda a sexta-feira. Caio César Silva Rocha tem um ritmo um pouco diferente, pois já é um universitário. Aos 18 anos, disse orgulhoso que conseguiu bolsa de estudos de 50% pelo ProUni. Ele já tem experiência como produtor de eventos e agora investe agora em produção audiovisual.  

Warning: session_start(): Session cannot be started after headers have already been sent in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 13 Warning: Undefined variable $_SESSION in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 24 Warning: session_start(): Session cannot be started after headers have already been sent in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 13 Warning: Undefined variable $_SESSION in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 24 Warning: session_start(): Session cannot be started after headers have already been sent in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 13