Warning: preg_match(): Allocation of JIT memory failed, PCRE JIT will be disabled. This is likely caused by security restrictions. Either grant PHP permission to allocate executable memory, or set pcre.jit=0 in /home/siemacocom/public_html/wp-includes/load.php on line 43 Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/siemacocom/public_html/wp-includes/load.php:43) in /home/siemacocom/public_html/wp-content/themes/digiqole/functions.php on line 394 Warning: session_start(): Session cannot be started after headers have already been sent in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/includes/hooks.php on line 259 Conversando sobre Câncer de Mama, sobre vida, sobre trabalho, sobre a beleza de ser mulher – SIEMACO São Paulo

Conversando sobre Câncer de Mama, sobre vida, sobre trabalho, sobre a beleza de ser mulher

 Conversando sobre Câncer de Mama, sobre vida, sobre trabalho, sobre a beleza de ser mulher

GzT20641.JPG Andreia, diretora do Siemaco, faz palestra sobre cancer de mama, CEU Paraisopolis, para funcionarios da empresa de limpeza

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a gestora da área de educação do CEU Paraisópolis, Eliana Francisca da Cruz Oliveira, convidou a diretora do Siemaco, Andrea Ferreira, para falar aos trabalhadores que cuidam da limpeza do lugar. Mais de cinquenta funcionários da empresa Monte Azul fizeram uma pausa no trabalho e se reuniram no Teatro Hebe Camargo na quinta-feira, dia nove de março, um dia após a data oficial.

Com o seu jeito simples e fala direta, Andrea, que é assistente social e educadora pela Unaccam (União e Apoio o Combate ao Câncer de Mama) mostrou que é preciso ter atenção com a saúde. Principalmente, fazer o autoexame mensalmente, o que permite o diagnóstico precoce e é a maior arma no combate contra a doença.  

“Antigamente as pessoas nem gostavam de falar a palavra câncer, que era considerado uma sentença de morte, mas atualmente é possível tratar e curar a doença, disse Andrea. Depois explicou o que é, como identificar e como enfrentar o câncer de mama.“Basta ter nascido mulher para correr o risco de desenvolver um câncer de mama, mas a informação, o autoconhecimento, a fé, a solidariedade e o otimismo, associado à atenção médica, aumentam a chance de cura”, garantiu.

Elevando a autoestima da categoria

“Vocês são diamantes. Não têm noção do quanto são preciosos”, enfatizou a diretora. Depois, instigou os colegas a cuidarem uns dos outros. “Quando um colega de vocês não vem trabalhar vocês procuram saber o motivo? Vocês entram em contato com ele perguntando? Ele pode estar com problemas e precisando de ajuda”, salientou.

Andrea contou um pouco da sua própria história, de faxineira à dirigente sindical, e foi taxativa: Nós podemos tudo! .Basta querer e se empenhar para conquistar.

Reconhecendo a importância de contar com o apoio do sindicato

Enquanto muitos dentre os auxiliares de limpeza tiveram o primeiro contato com o Siemaco, outros têm uma longa e boa relação com os assessores.  A encarregada Alessandra de Brito é filiada há sete anos e costuma frequentar as clínicas do sindicato, além de encaminhar colegas para os cursos de capacitação profissional. A copeira Ana Maria Oliveira é sócia há mais de cinco anos e embora nunca tenha precisado da intervenção do sindicato, sente-se mais segura em poder contar com a assistência.

“É muito bom o sindicato vir aqui passar o melhor para a gente”, disse Monica Maria Calixto. Ela retornou ao trabalho há dois meses, depois de ter ficado quase dois anos em casa, após ter dado à luz até conseguir uma vaga para a filha na creche. Contratada há apenas um mês, Katielsa Amaro Alves não perdeu tempo e fez questão de assinar a ficha de filiação.

A gestora Eliana Francisca contou que atua com três sindicatos diferentes, na rotina de trabalho, mas que se surpreendeu com a atuação do Siemaco. “Esta foi a primeira vez que um sindicato esteve no CEU levando informação para o trabalhador. Elogiando a ação sindical, ela não mede enforços para proporcionar educação à comunidade. Seus pares, Valéria e Elma, também estavam animadas e elogiaram o trabalho do sindicato e da diretora Andrea. A primeira, inclusive, fez lacinhos cor de rosa, alusivos à campanha de combate ao câncer de mama e Elma não poupou esforços para deixar todos á vontade. Sobretudo no momento do sorteio de brindes.

Em sua maioria moradores da comunidade de Paraisópolis, os auxiliares de limpeza, fizeram muitas perguntas, que foram respondidas por Andrea. Vários deles, após aprender mais sobre câncer de mama e o sindicato fizeram questão de se filiar ao Siemaco.

Warning: session_start(): Session cannot be started after headers have already been sent in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 13 Warning: Undefined variable $_SESSION in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 24 Warning: session_start(): Session cannot be started after headers have already been sent in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 13 Warning: Undefined variable $_SESSION in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 24 Warning: session_start(): Session cannot be started after headers have already been sent in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 13