Siemaco firma acordos coletivos com a Brasanitas beneficiando trabalhadores das áreas administrativas
Atendendo à solicitação dos profissionais locados na sede administrativa do Grupo Brasanitas, os diretores do Siemaco Silvana Souza e João Capana negociaram com a empresa e o sindicato firmou dois Acordos Coletivos: flexibilização das horas e aumento no valor do vale refeição. Na segunda, dia 20, a equipe do Siemaco em Gestão esteve conversando com os profissionais para divulgar oficialmente o resultado da ação sindical.
Após reuniões, assembleia e votação, os funcionários da Brasanitas aprovaram, por 173 votos contra 19, a adesão ao Sistema de Flexibilização de Horas. Ficou definido a compensação de horas nos dias pontes (aumento da jornada de trabalho em onzw minutos diários visando a folga nas vésperas ou após feriados oficiais). Além disso, o pagamento das horas extras será realizado em folgas (Banco de Horas) ao invês de espécie.
Outra conquista do sindicato foi a majoração do valor do vale-refeição de R$ 15,75 para R$ 18. A decisão contempla a demanda de alimentação dos trabalhadores à oferta local, na região de Pinheiros, região oeste da cidade.
Todo o processo de negociação foi acompanhado pelos trabalhadores, que ficaram satisfeitos com o resultado. “São necessidades específicas dos profissionais, negociadas e conquistadas pelo sindicato que representa a categoria do Asseio e Conservação”, afirmou Silvana, que foi pessoalmente entregar o informativo “Tribuna do Asseio” edição especial. Segundo ela, o fato de os profissionais recorrerem ao sindicato prova a importância da representatividade sindical.