Doenças Sexualmente Transmissiveis – um inimigo íntimo
Convidada pela empresa Inova para falar sobre DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) a diretora do Siemaco, Andrea Ferreira, conquistou a atenção dos trabalhadores locados na Garagem Barra Funda. O encontro aconteceu no refeitório que ficou pequeno para tanta gente, na segunda-feira, dia 10.
Com o objetivo de esclarecer as dúvidas e mostrar como as DSTs podem ser evitadas e tratadas, Andrea, que é assistente social, foi direta e explícita durante a palestra. As fotografias tornaram concretas as palavras, mostrando aos trabalhadores da Limpeza Urbana o perigo das DSTs e também o risco de contrair a Aids durante a prática sexual sem proteção.
Listando as doenças mais comuns e ajudando a romper alguns estereótipos, Andrea foi taxativa ao afirmar que quem vê cara nem sempre vê a saúde do parceiro sexual. “Tem gente que tem a péssima mania de dizer que transou com uma menina (o) bonita (o) e novinha (o), mas o que eles não sabe que ela (e) pode transmitir doenças. Por isso, é preciso usar a preservativo em todas as relações (camisinha)”, enfatizou.
Alertando que “mulher também carrega doença”, alertou ainda que os ainda que as esposas, maridos e namoradas (o) podem ser contaminados depois do sexo inseguro. “É preciso sentir prazer com segurança”, insistiu, lembrando que saúde é coisa séria.
A diretora sindical abordou ainda a questão das drogas e destacou que agulhas e cachimbos compartilhados podem acarretar doenças. “A verdade é que não se deve usar drogas, mas se forem usar, usem agulhas e cachimbos individuais”, afirmou. Andrea iniciou uma série de palestras sobre DST, Câncer de Próstata e Câncer de Mama que serão realizadas ao longo do semestre, visando levar informações a todos os colaboradores da Inova Barra Funda.