Warning: preg_match(): Allocation of JIT memory failed, PCRE JIT will be disabled. This is likely caused by security restrictions. Either grant PHP permission to allocate executable memory, or set pcre.jit=0 in /home/siemacocom/public_html/wp-includes/load.php on line 43 Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/siemacocom/public_html/wp-includes/load.php:43) in /home/siemacocom/public_html/wp-content/themes/digiqole/functions.php on line 394 Warning: session_start(): Session cannot be started after headers have already been sent in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/includes/hooks.php on line 259 Crianças celebram profissão dos pais ouvindo histórias que encantam e ensinam – SIEMACO São Paulo

Crianças celebram profissão dos pais ouvindo histórias que encantam e ensinam

 Crianças celebram profissão dos pais ouvindo histórias que encantam e ensinam

GzT22574.JPG Siemaco, dia do Gari, o Trabalhador – contando historia, para crianças da creche e comunidade

Cento e dez crianças, futuros trabalhadores do Brasil, participaram da celebração do Dia do Trabalhador do Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes da cidade de São Paulo na tarde dessa terça (16), no Teatro do Siemaco. O ator Zé Mário de Araújo incorporou um dos seus personagens, Zé do Conto, e fez a magia das histórias escritas através da oralidade acontecer.

Crianças entre dois e dez, alunos da creche do Siemaco, o Centro de Convivência Infantil “Aida Visconde Bastos”; alunos da Escola Estadual “Conselheiro Antonio Prado” e moradores da Comunidade Moinhos escutaram com atenção conceitos como Verdade. Autonomia e Liberdade. Também participaram efetivamente do espetáculo, como deve ser quando as crianças têm verdade, autonomia e liberdade para interagir.

O presidente da Creche e diretor financeiro do Siemaco, Edson André dos Santos Filho fez o aquecimento, brincando com a platéia que respondeu animada. Enfatizou que a cultura e a educação são prioridades do sindicato.

”O livro é um grande tesouro!. Você têm de valorizar os livros”, recomendou Zé do Conto.

Sabedoria Infantil

“Quando eu crescer eu quero ser trabalhador”, disse em alto e bom som o menino Lorenzo. Ele quer ser professor, trabalhar na máquina do supermercado, dirigir escavadeira… “Eu quero fazer tudo isso”, disse com a inocência de seus quatro anos de idade… Também contou que o pai varre a casa, pois a mãe trabalha muito longe.

Isabela contou que o pai e a mãe trabalham juntos limpando o prédio onde eles moram.“Eu lavo a louça”, garantiu Juan.

Mas criança pode lavar louça? “Não, mas pode ajudar a enxugar e guardar, interveio a professora Adriana.

Davi garantiu que arruma a cama todos os dias, e as professoras confirmaram que criança pode, sim, arrumar a cama.

Mel afirmou que tempera a carne com alho para ficar bem gostosa e Brenda recomendou que criança não pode mexer no fogão, nas facas e andar de elevador sozinha!

Animados para ouvir histórias, Valentina disse que a sua preferida é a “Fada dos Dentes! Israel já conhecia a história do menino Chinês, Tae, que amava as flores e por não mentir se tornou imperador da China. Ele adorou ouvi-la novamente!

Juventude engajada

Um grupo de adolescentes, alunos da Etec Artes e também do professor Zé Mário, que ensina a arte de fazer bonecos, foi pretigiar o mestre. Eles ficaram empolgados com  teatro e querem ocupá-lo, encenando para a criançada uma peça teatral infantil com a temática dos tubarões.

“As crianças nascem sem preconceitos, falam de amor verdadeiro. O Siemaco está alinhado com a pedagogia de Paulo Freire e acredita que para mudar o mundo e a vida dos trabalhadores para melhor é preciso ensinar as crianças sobre respeito, direitos e deveres”, enfatizou a diretora Karine Karen. Responsável pela interface com a creche, ela acredita ser possível “moldar o ser humano para tornar a sociedade mais solidária e igualitária.”

Em nome dos professores, Daiane e Gil agradeceram a iniciativa do sindicato em abrir uma programação direcionada às crianças. “É bom sair da rotina”, disse a primeira. A segunda completou: as histórias vão ser recontadas muitas vezes pelas crianças para os seus pais, irmãos e coleguinhas.” 

Warning: session_start(): Session cannot be started after headers have already been sent in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 13 Warning: Undefined variable $_SESSION in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 24 Warning: session_start(): Session cannot be started after headers have already been sent in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 13 Warning: Undefined variable $_SESSION in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 24 Warning: session_start(): Session cannot be started after headers have already been sent in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 13