Ser orientado e acreditar nos sonhos são os primeiros passos para fazer acontecer
Ao longo de dez encontros, os jovens que frequentam os cursos do Pronatec oferecidos pelo Centro De Capacitação Para a Vida – Projeto Neemias – tiveram a oportunidade de participar do programa “Cultivando Conquistas”, realizado em parceria entre o Siemaco em Gestão. Na segunda (8), eles fecharam mais um ciclo ao receberem o certificado de conclusão do curso.
Sob o testemunho da diretora administrativa do Projeto Neemias, professora Angélica Cabral, do gerente do serviço do Cedesp, pastor Oseias Alencar, da Supervisora do Cras (prefeitura municipal), a técnica Wilma Tanaka e da diretora do Siemaco, Silvana Souza, coube à professora do Cedesp Carolina Marciano Querino dos Santos substituir a coach de carreira Aline Morais (parceria do Siemaco), que não pôde participar da cerimônia, que está em licença maternidade.
Ao todo, 30 estudantes integraram o projeto-piloto, que teve como objetivo capacitar para o emprego formal a partir do autoconhecimento. Na primeira aula, a meta era definir objetivos pessoais. Os resultados atingidos foram muito além.
Camila Maiara da Silva ajudou a sobrinha Daiene a conquistar o tão sonhado primeiro emprego. “Ela tinha uma entrevista, estava nervosa, mas eu ensinei o que aprendi no curso, inclusive estudamos juntas a apostila. A técnica da paciência, ensinada pela professora Aline, foi fundamental para a contratação como atendente de telemarketing”, testemunhou.
“Aprendi a confiar em mim e buscar os meus sonhos”, contou Camila, que gosta de trabalhar com papel e integra a turma de designer gráfico. O projeto dela é fazer faculdade de Letras e, quem sabe, abrir um negócio com artigos de decoração. Até criou um blog para divulgar o seu trabalho.
Com apenas 15 anos, Alex Henrique dos Santos Paes cursa o segundo ano do Ensino Médio e o técnico de administração. “O marketing pessoal valoriza muito a pessoa. Afinal, a imagem mostra quem você é”, aprendeu. Colega nas duas classes, Yuri Marques dos Santos, 16, complementou: um bom currículo é fundamental para dar os primeiros passos para o emprego formal.
Aos 22, Vitor Hugo Lopes tem a experiência de quem trabalhou como Jovem Aprendiz numa grande empresa. No momento ele prefere se capacitar, estudando técnicas de vendas e inglês. No futuro pretende trabalhar como engenheiro mecânico e viajar pelo mundo.
Apoio e exemplo dos adultos
“Vocês estão começando hoje uma nova etapa das suas vidas, disse o pastor Oseias. Citando a palavra em hebraico, Kadima, convidou os jovens: avança, avança, avança… Agradecendo ao Siemaco pela parceria, a pastora Angélica citou a Bíblia para complementar: confia naquilo que você vê, e assim você será…
Silvana retribuiu agradecendo a confiança no sindicato e enfatizou à turma que o limite quem faz somos nós mesmos. “A gente determina aonde quer chegar, e vocês podem tudo!”. Depois transmitiu um recado especial da coach Aline, que disse estar “muito feliz” pela conquista da turma.
“Vocês têm autonomia para construir o futuro de vocês, disse Wilma, enfatizando que parcerias complementares engrandecem o trabalho realizado pela Ong. Finalizando, a professora Carolina resumiu que o curso de coaching levou os estudantes a acreditarem neles mesmos, a colocarem os projetos no papel e buscar o aprimoramento pessoal.
Parceria entre o Siemaco e o Projeto Neemias
O projeto-piloto realizado pelo Siemaco em Gestão em parceria com o Centro de Capacitação Para a Vida – Projeto Neemias pretende a inclusão pela capacitação e inserção no mercado de trabalho. O próximo passo é aproximar os jovens das empresas dos segmentos representados pelo sindicato. Uma ação do sindicato-cidadão, que deve ser retomada em breve e também realizada com outras entidades.