Alteração na jornada da Socicam é validada em Acordo Coletivo de Trabalho
A maioria absoluta dos funcionários da Socicam, que atuam na portaria e recepção dos Terminais Rodoviários da capital paulista, aceitaram a proposta da empresa de alterar a jornada de trabalho, da escala 5×1 para 12 por 36 horas. Os diretores do Siemaco, SIlvana Souza e Nilson Ferreira (Kbeça), orientaram as equipes em suas bases e validaram a mudança.
Três assembleias foram realizadas, nos dias 13 de junho, nos Terminais Rodoviários da Barra Funda, Tietê e Jabaquara, reuniram cerca de 500 profissionais, nos três turnos de trabalho. Mais de 90% votaram pela mudança, que será válida, na prática, a partir de sábado, primeiro de julho. As equipes, então, trabalharão 192 horas ao invés das 220 horas atuais, sem redução de salários.
A empresa se comprometeu com o sindicato em manter o quadro de funcionários na íntegra, garantindo que não haverá demissões em decorrência da alteração na escala de trabalho. Anunciou, ainda, que irá aumentar os postos de trabalho, contratando pelo menos mais duas dezenas de pessoas.
O Acordo Coletivo de Trabalho é uma forma legal de somar os interesses das empresas e dos trabalhadores em casos pontuais. Ele complementa a Convenção Coletiva de Trabalho, válida para todos.