De luva amarela, trabalhadores da limpeza celebram o Dia Internacional de Justiça para os Trabalhadores da Limpeza
Somando ao movimento sindical global, os profissionais do Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes da cidade de São Paulo pararam a rotina de trabalho por alguns momentos e uniram-se aos colegas do mundo todo para lembrar o Justice Day – Dia Internacional de Justiça para os Trabalhadores da Limpeza – comemorado na quinta-feira, 15 de junho. Organizado pela UniGlobalUnion, organização que representa as categorias da Limpeza e Segurança nos cinco continentes, é um movimento que busca o reconhecimento da importância do trabalho realizado pelas categorias representadas.
Para o presidente do Siemaco, Moacyr Pereira, é um dia de luta pelo fim da invisibilidade e valorização dos trabalhadores. Há três anos o sindicato, que é associado à UNI, integrou a data no calendário oficial. Inclusive, ao lado dos profissionais das empresas Ecourbis, Inova, Loga e Soma, ele empunhou o símbolo da campanha: a luva amarela.
A cada ano o Dia da Justiça ganha mais adeptos, em dezenas de países ao redor do mundo. Em São Paulo, os trabalhadores manifestaram-se nos seus locais de trabalho: escolas, hospitais, edifícos, empresas e órgãos públicos.
O Justice Day foi criado há 27 anos para nunca esquecermos da forma repressiva com que os trabalhadores da limpeza foram reprimidos ao se manifestarem pelos seus direitos, na Califórnia, Estados Unidos. É um dia de reflexão e conscientização. Sobretudo, mostra a força do trabalhador.