Warning: preg_match(): Allocation of JIT memory failed, PCRE JIT will be disabled. This is likely caused by security restrictions. Either grant PHP permission to allocate executable memory, or set pcre.jit=0 in /home/siemacocom/public_html/wp-includes/load.php on line 43 Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/siemacocom/public_html/wp-includes/load.php:43) in /home/siemacocom/public_html/wp-content/themes/digiqole/functions.php on line 394 Warning: session_start(): Session cannot be started after headers have already been sent in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/includes/hooks.php on line 259 Siemaco investe na sustentabilidade – SIEMACO São Paulo

Siemaco investe na sustentabilidade

 Siemaco investe na sustentabilidade

Na semana em que se comemora o Meio Ambiente, aconteceu no sindicato, na terça-feira (6), o 1º Encontro Siemaco Sustentável. Com o tema “Conscientizar para o Meio Ambiente Preservar”, foi discutido o papel da sociedade e a importância dos trabalhadores dos segmentos do Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes como agentes ambientais.

Organizado pela equipe de sustentabilidade do sindicato, os diretores Elmo Nicácio (Lagoa), Maria Silva e a assessora jurídica Junia, que é especialista em gestão ambiental, o evento reuniu especialistas e trabalhadores, que lotaram o auditório do Siemaco. Todos aprenderam sobre reciclagem, preservação do ambiente e o papel individual e coletivo para garantir um futuro com qualidade de vida.

“Os trabalhadores representados pelo Siemaco desempenham um papel fundamental para a preservação do meio ambiente”, disse Lagoa, abrindo os trabalhos. “O sindicato, que defende os interesses do trabalhador e difunde conhecimento, traz para si, agora, a questão ambiental, enfatizou o diretor João Capana enquanto o seu colega, André Santos, resumiu: este é um tema complexo, mas falta compromisso do cidadão com a cidade.

“A casa do trabalhador tem de dar o exemplo”, enfatizou Maria, confessando que a instituição está “engatinhando” para arrumar a casa primeiro e depois irá difundir a questão da sustentabilidade nas empresas. Segundo ela, ao mesmo tempo “mudar é difícil, mas também necessário!”

O desafio de gerir adequadamente os resíduos

Ao ministrar a palestra “Resíduo Sólido – Destinação Ambientalmente Correta”, o consultor sindical Ariovaldo Caodaglio, ex-presidente do Selur (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana), mostrou como é difícil o trabalho na categoria. “Limpamos hoje e amanhã está sujo novamente”. Segundo ele, cada cidadão descarta em média 1.100kg de resíduos diariamente.

Explicando que o fenômeno da industrialização gerou mudanças na sociedade e na natureza, alertou que vivemos hoje a consequência de tudo isso. “Todos nós produzimos algo que afeta o meio ambiente”, salientou.

Alertou que o meio ambiente é de todos e, por isso, todos nós temos responsabilidade em preservá-lo, Depois questionou: até que ponto podemos produzir sem destruir? Leis não adiantarão se a população não se conscientizar, respondeu.

Enfatizou que a revolução industrial foi necessária, mas que precisamos aprender a gerir os resíduos, consumir conscientemente e prevervar o meio ambiente. Não dá para esperar mais, a lição tem de ser aprendida e feita hoje.

Plásticos: os pros e contras

Conhecido pela sua durabilidade e difícil composição, os materiais plásticos também são uma alternativa para reduzir a geração de resíduos sólidos. Para explicar mais a respeito,  Josy de Paula ministrou a palestra “Plasticonhecer”.

Especialista em materiais plásticos e polímeros, ela mostrou as diferentes composições químicas, características e propriedades dos plásticos. Salientou que é preciso conhecer os materiais, alertando para o risco de misturarmos elementos químicos diferentes nos processos de reciclagem e reutilização. Também mostrou a diversidade em reutilização dos materiais, uma ação benéfica para a economia e natureza.

Complementando a manhã, Nina Orlow e Daniel Alves de Moraes, que integram a equipe de coordenação da jornada 2030, falaram sobre a “Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. Ela explicou as 17 metas definidas pelos 193 países signatários da ONU (Organizações das Nações Unidas) e convidou todos a direcionarem as suas ações, no dia a dia, para garantir uma melhor qualidade de vida.

Daniel mostrou o engajamento da UGT (União Geral dos Trabalhadores) na difusão dos ODS, convidando o Siemaco a somar em ações integrando à rede pelo desenvolvimento sustentável. Segundo ele, os sindicatos têm um papel fundamental na difusão e realização dos objetivos.

Conheça os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:

-Erradicação da pobreza

-Fome zero

-Boa saúde e Bem-Estar

-Educação de qualidade

-Igualdade de Gênero

-Água Limpa e Saneamento

-Energia Acessível e Limpa

-Emprego Digno e Crescimento Econômico

-Indústria, Inovação e Infraestrutura

-Redução das Desigualdades

-Cidades e Comunidades Sustentáveis

-Consumo e Produção Responsáveis

-Combate às Alterações Climáticas

-Vida Debaixo D’Água

-Vida Sobre a Terra

-Paz, Justiça e Instituições Fortes

-Parcerias em Prol das Metas

Warning: session_start(): Session cannot be started after headers have already been sent in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 13 Warning: Undefined variable $_SESSION in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 24 Warning: session_start(): Session cannot be started after headers have already been sent in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 13 Warning: Undefined variable $_SESSION in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 24 Warning: session_start(): Session cannot be started after headers have already been sent in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 13